A semana foi de boas notícias para o turismo do Rio Grande do Sul. O Salgado Filho retomou 100% das operações, reabrindo a pista para voos internacionais. O momento é comemorada pela Região das Hortênsias, um dos principais destinos de quem chega ao Estado pelo aeroporto da capital gaúcha.
“Significa voltarmos a operar com 100% da nossa capacidade, sobretudo, porque há uma tendência de que os preços das passagens reduzam em função do volume de operação. Isso deve nos trazer mais oportunidades”, destaca o secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato.
DESENVOLVIMENTO: Conheça a história de Pedro Bertolucci, personalidade de Gramado que recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha
Além da maior movimentação no aeroporto, a propensão é que a região tenha crescimento da movimentação nos últimos dias de 2024, com as festividades de Natal e Réveillon, com a ocupação hoteleira se aproximando de 100%. A marca é um alento ao turismo no município, que vem, gradativamente, aumentando o fluxo de turistas circulando pelas ruas.
O presidente do Sindtur Serra Gaúcha, Claudio Souza, reforça que a ocupação dos hotéis da região ficou em 70%, no último mês. Para ele, resultado da realização do Natal Luz e do Grande Desfile de Natal na área central. “Mostra a força que temos, que fomos resilientes e fizemos o nosso papel. Como cidade, somos vitoriosos”, pondera.
CRIATIVIDADE: Hotel de Gramado vence concurso com pinheirinho mais bonito do Tannenbaumfest
No setor gastronômico, existe a expectativa pelo incremento no número de turistas. “Esperamos que a movimentação aumente nos últimos dias de 2024, especialmente com as festas de fim de ano. A verdade é que essa temporada está devagar, além disso, muitas pessoas procurando por preço e não qualidade”, atesta o presidente da Abrasel Hortênsias, Marcelo Wazlawick.
ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!
“Em comparação a 2023, devemos ter uma redução de público no total do ano, visto que ficamos com uma média muito baixa em maio, junho, julho e agosto, mas depois da reabertura do aeroporto, a economia reaqueceu. Não como gostaríamos, mas o mercado está sendo Projeções para 2025 retomado”, reforça Ricardo.
AÇÕES PARA O FUTURO: Projeto é desenvolvido com o propósito de construir a Gramado do Amanhã
Fluxo de veículos
A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) também estima um maior fluxo de veículos circulando pela região, entre esta sexta-feira, dia 20, e a quinta-feira, dia 26. De acordo com a Gerência Operacional (Goper) da EGR, a previsão é que mais de 639 mil veículos trafeguem pelas rodovias administradas pela estatal.
INCLUSÃO: Alunos de escola do interior de Canela estão aprendendo Libras para se comunicar com colega surda
Nas estradas pelas quais circulam turistas e visitantes em direção da Serra, é esperado o fluxo de 41,3 mil usuários pela RS-235, na praça de pedágio de Gramado, e de 37,2 mil no pedágio de São Francisco de Paula. Na RS-115, em Três Coroas, são aguardados 80,3 mil veículos nos sete dias. Assim, 158,8 mil veículos devem passar pela região.
Projeções para 2025
Para 2025, a tendência é positiva em Gramado. “Temos contatado muitas operadoras de turismo e players nacionais que nos falam que as emissões para Gramado já estão maiores do que em 2023 nos mesmos períodos. Além disso, todas as campanhas que a cidade (poder público e iniciativa privada) têm feito, combinadas com as do governo do Estado, devem nos trazer um ‘boom’ importante e fundamental de visitação em 2025. É preciso que retomemos com intensidade a visitação para que compensemos os momentos difíceis de 2024”, reforça o secretário de Turismo.
FINAL DE ANO: Natal Luz de Gramado inspira decoração de shopping no Rio de Janeiro
Conforme Claudio, os eventos nos primeiros meses do ano auxiliam na vinda de pessoas para a região, como o Verão na Serra, Gramado in Concert e Vindima.
LEIA TAMBÉM