abc+

TURISMO

Gramado deve chegar perto de 100% de ocupação hoteleira nestes últimos dias de 2024

EGR estima fluxo de 158,8 mil veículos para o período do Natal nas estradas da região; confira

Mônica Pereira
Publicado em: 20/12/2024 às 14h:14 Última atualização: 20/12/2024 às 14h:15
Publicidade

A semana foi de boas notícias para o turismo do Rio Grande do Sul. O Salgado Filho retomou 100% das operações, reabrindo a pista para voos internacionais. O momento é comemorada pela Região das Hortênsias, um dos principais destinos de quem chega ao Estado pelo aeroporto da capital gaúcha.

PARA VOCÊ: Com caravana da Coca-Cola e presença do Papai Noel, Região das Hortênsias celebra o Natal no final de semana

Natal Luz de Gramado



Natal Luz de Gramado

Foto: Cleiton Thiele/SerraPress/Divulgação

“Significa voltarmos a operar com 100% da nossa capacidade, sobretudo, porque há uma tendência de que os preços das passagens reduzam em função do volume de operação. Isso deve nos trazer mais oportunidades”, destaca o secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato.

DESENVOLVIMENTO: Conheça a história de Pedro Bertolucci, personalidade de Gramado que recebeu a Medalha do Mérito Farroupilha

Além da maior movimentação no aeroporto, a propensão é que a região tenha crescimento da movimentação nos últimos dias de 2024, com as festividades de Natal e Réveillon, com a ocupação hoteleira se aproximando de 100%. A marca é um alento ao turismo no município, que vem, gradativamente, aumentando o fluxo de turistas circulando pelas ruas.

O presidente do Sindtur Serra Gaúcha, Claudio Souza, reforça que a ocupação dos hotéis da região ficou em 70%, no último mês. Para ele, resultado da realização do Natal Luz e do Grande Desfile de Natal na área central. “Mostra a força que temos, que fomos resilientes e fizemos o nosso papel. Como cidade, somos vitoriosos”, pondera.

CRIATIVIDADE: Hotel de Gramado vence concurso com pinheirinho mais bonito do Tannenbaumfest

No setor gastronômico, existe a expectativa pelo incremento no número de turistas. “Esperamos que a movimentação aumente nos últimos dias de 2024, especialmente com as festas de fim de ano. A verdade é que essa temporada está devagar, além disso, muitas pessoas procurando por preço e não qualidade”, atesta o presidente da Abrasel Hortênsias, Marcelo Wazlawick.

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

“Em comparação a 2023, devemos ter uma redução de público no total do ano, visto que ficamos com uma média muito baixa em maio, junho, julho e agosto, mas depois da reabertura do aeroporto, a economia reaqueceu. Não como gostaríamos, mas o mercado está sendo Projeções para 2025 retomado”, reforça Ricardo.

AÇÕES PARA O FUTURO: Projeto é desenvolvido com o propósito de construir a Gramado do Amanhã

Fluxo de veículos

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) também estima um maior fluxo de veículos circulando pela região, entre esta sexta-feira, dia 20, e a quinta-feira, dia 26. De acordo com a Gerência Operacional (Goper) da EGR, a previsão é que mais de 639 mil veículos trafeguem pelas rodovias administradas pela estatal.

INCLUSÃO: Alunos de escola do interior de Canela estão aprendendo Libras para se comunicar com colega surda

Nas estradas pelas quais circulam turistas e visitantes em direção da Serra, é esperado o fluxo de 41,3 mil usuários pela RS-235, na praça de pedágio de Gramado, e de 37,2 mil no pedágio de São Francisco de Paula. Na RS-115, em Três Coroas, são aguardados 80,3 mil veículos nos sete dias. Assim, 158,8 mil veículos devem passar pela região.

Projeções para 2025

Secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato



Secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato

Foto: Bruno Stoltz/Divulgação

Para 2025, a tendência é positiva em Gramado. “Temos contatado muitas operadoras de turismo e players nacionais que nos falam que as emissões para Gramado já estão maiores do que em 2023 nos mesmos períodos. Além disso, todas as campanhas que a cidade (poder público e iniciativa privada) têm feito, combinadas com as do governo do Estado, devem nos trazer um ‘boom’ importante e fundamental de visitação em 2025. É preciso que retomemos com intensidade a visitação para que compensemos os momentos difíceis de 2024”, reforça o secretário de Turismo.

FINAL DE ANO: Natal Luz de Gramado inspira decoração de shopping no Rio de Janeiro

Conforme Claudio, os eventos nos primeiros meses do ano auxiliam na vinda de pessoas para a região, como o Verão na Serra, Gramado in Concert e Vindima. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade