abc+

QUASE SETE DÉCADAS

Gramado completa 69 anos e diferentes gerações contam o motivo de serem encantadas pela cidade

Há quase sete décadas, em 15 de dezembro o município era emancipado de Taquara através de lei

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 15/12/2023 às 11h:34 Última atualização: 15/12/2023 às 11h:35
Publicidade

 O dia 15 de dezembro é uma data especial para Gramado. Nesta sexta-feira, o município completa 69 anos de emancipação política. Em 1954, o município foi criado através da lei 2.522, que o emancipou de Taquara.

Gramado e a decoração de Natal que encanta quem passa



Gramado e a decoração de Natal que encanta quem passa

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

O próprio nome reflete uma situação comum que se vivia no passado. Conforme a historiadora Marilia Daros (In Memoriam) deixou registrado, “certamente, ele [o nome] surgiu do andar de tropeiros por nossa região e que foram nominando locais e caminhos, como foi feito em todo o nosso Estado. Assim, nestas tropeadas, alcançando este patamar do sertão serrano, encontravam um pequeno campo. Dentro das necessidades do crescimento, em 31 de março de 1938, aconteceu a alteração de Povoação do Gramado para a Vila do Gramado”.

Força do turismo

Apesar de ser considerada uma cidade “nova”, Gramado teve uma longa trajetória, desde o início dos anos 1900, com os imigrantes portugueses, alemães e italianos. Vem daí o legado cultural, histórico e gastronômico.

Aliás, a cidade, neste ano, deve receber mais de 8 milhões de visitantes, conforme previsto pela Secretaria de Turismo. Ainda é palco de pelo menos sete eventos realizados de forma pública e que ocorrem ao longo do ano, atraindo pessoas de todo o Brasil e do mundo. Natal Luz, Páscoa e Festival de Cinema são alguns que auxiliam a movimentar a cidade.

Ao andar pelas ruas, uma das palavras que mais ouvimos é “encanto”. E ela não vem apenas daqueles que estão de passagem. Também são faladas por moradores, tanto daqueles residentes que nasceram e permanecem na cidade, quanto daqueles que escolheram o município da Região das Hortênsias para viver.

Para homenagear Gramado, fomos às ruas e perguntamos para pessoas de diferentes idades e gerações: afinal, o que te faz ser encantado por Gramado?

Nestor Tissot



Nestor Tissot

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

“Os gramadenses, as pessoas que nascem aqui ou escolheram o município como lar. Nossa cidade é resultado do trabalho de homens e mulheres que lutaram para construir e desenvolver este destino.”

Nestor Tissot, 65 anos

Amanda



Amanda

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

“Tudo me encanta, tem muito verde. Os enfeites encantam e contrastam com o ambiente, o próprio povo deixa e respeita a cidade limpa.”

Amanda Sinhori, 24 anos

Liz Castro



Liz Castro

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

“Estou gostando muito daqui, gosto muito de ver o Natal, vi o Papai Noel aqui. Também gostei muito de montar a Lili.”

Liz Castro, 3 anos

Matheus Boff



Matheus Boff

Foto: Letícia de Lima/Câmara de Gramado

“Gramado é belo por essência, desde a arquitetura europeia até parques e igrejas. A natureza exuberante. É fascinante caminhar pelas ruas e se deparar com jardins. É possível encontrar uma harmonia perfeita entre o desenvolvimento urbano e preservação da natureza.”

Matheus Boff, 15 anos

Marcilene



Marcilene

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

“O frio me encanta, o clima. A cidade é segura e isso faz bem. Eu sempre digo, vem, vai gostar, tem muitas flores, não vai se arrepender. Os gramadenses sempre me tratam muito bem.”

Marcilene Silva, 55 anos

Nelson e Célia Tartari



Nelson e Célia Tartari

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

“Já tivemos aqui há 12 anos e é incrível como mudou muito. A cidade é linda, tem muitos atrativos, atividades para fazermos. Vale cada visita.”

Nelson e Célia Tartari, 85 anos e 82 anos

Eduardo Zorzanello



Eduardo Zorzanello

Foto: Divulgação

“Para mim, a cidade possui três características muito importantes e que me encantam: segurança, hospitalidade e capacidade empreendedora.”

Eduardo Zorzanello, 40 anos

Amanda Leandro, Gael e Vinícius



Amanda Leandro, Gael e Vinícius

Foto: FOTOS Fernanda Fauth/GES-Especial

“No Natal, me encantam as luzes. É a minha primeira vez aqui, tudo muito organizado, muito lindo, seguro.”

Amanda Leandro, Gael e Vinicius Pessoa, 33 anos, seis meses e 39 anos

Marta Rossi



Marta Rossi

Foto: Gustavo Merolli/Divulgação

“Nossa cidade, com 69 anos, segue mantendo a sua essência, isso me encanta e traz grandes recordações.”

Marta Rossi, 67 anos

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade