MOVIMENTAÇÃO TURÍSTICA

Gramado começa a ter aumento do fluxo turístico e espera retomada no feriadão de Corpus Christi

Turistas fazem relato sobre suas experiências na cidade; confira

Publicado em: 25/05/2024 14:47
Última atualização: 25/05/2024 17:06

Aos poucos, a rotina de Gramado vai retornando para o que era antes de maio. Apesar de uma movimentação turística ainda pequena, o fluxo já é maior do que há duas semanas. O feriadão de Corpus Christi, que inicia na quinta-feira (30), é a expectativa do início dessa retomada.

Movimentação no Centro de Gramado Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
O frio já apareceu. Neste sábado (25), um fina garoa e a neblina se revezam no cenário. A temperatura entre a manhã e tarde não passa dos 10ºC.

A cidade tem em sua essência o turismo. É em torno da atividade que 86% de economia gira. É o sustento de famílias, comércios, empresas, pequenos empreendedores. Gramado conta com 216 meios de hospedagem que disponibilizam 22.894 leitos, além de 227 restaurantes e 85 lanchonetes. Isso fora dezenas de parques temáticos e atrativos para todos os gostos.

Movimentação no Centro de Gramado Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
O município não escapou da tragédia climática, pontos tiveram que ser evacuados por riscos de desmoronamentos. Entretanto, a parte turística e central não foi afetada. Com o aeroporto fechado, o que houve foi um esvaziamento da cidade, e muitos locais optaram por dar férias coletivas aos colaboradores. Tudo deve estar em pleno funcionamento na próxima semana.

“Pode vir. Gramado vai estar aberta e te esperando”, é o recado do secretário de Turismo, Ricardo Bertolucci Reginato, para quem está planejando o passeio.

A dica e conferir a rota de acesso. O Comando Rodoviário da Brigada Militar e a Polícia Rodoviária Federal atualizam um mapa com a situação das estradas gaúchas. É só acessar o link abre.ai/rodovias.

Comemoração do aniversário

Mariane, Caroline, Aline e Anderson são de Erechim e estão passeando em Gramado Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
A Aline Iareski decidiu comemorar o aniversário de 34 anos em Gramado, junto com o marido Anderson, a filha Caroline e a amiga Mariane Toffol. De Erechim, fizeram o trajeto de carro até a Serra. O percurso foi mais longo e há o alerta para cuidados com buracos na pista.

O grupo decidiu manter o passeio, pois estava marcado há algum tempo. “A gente ia desistir, mas decidiu vir até para movimentar o turismo, apoiar o comércio. A gente sabe que Gramado vive do turismo”, conta Mariane.

Entre a sexta-feira (24) e o domingo (26), eles pretendem aproveitar os restaurantes e a área central. “Pessoal está fazendo alguns descontos e isso ajuda também”, completa Mariane.

Acostumamos a viajar para a região, destacam que ver a cidade praticamente vazia é algo “fora no normal”.

Lua de mel antecipada

Josiani e Allan passeando pela cidade em uma lua de mel adiantada Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
O casal Josiani Silva, 37 anos, e Allan Schumacker, de 38, conta que até está gostando da movimentação mais tranquila. Eles são de Canoas e estão aproveitando Gramado em uma lua de mel antecipada. “A cidade está de certa forma até mais gostosa do que quando está lotada. A gente estaciona mais fácil. Para nós, está ótimo”, ressalta Allan, reforçando que são visitantes frequentes da região.

O trajeto foi percorrido de carro. “Foi bem tranquilo, muito melhor do que eu achei que seria”, frisa.

Josiani está grávida de 35 semanas e esta será a última viagem longa antes da chegada do bebê. Por isso, decidiram aproveitar o final de semana, até como uma forma de diminuir a ansiedade.

Pelo aeroporto de Caxias

Nicolas, Eloiza, Jandeia e André são de São Paulo e estão passeando em Gramado Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Quem veio de mais longe também está conseguindo desfrutar da cidade. André e Jandeia Saccon, ambos com 36 anos, decidiram manter a viagem para a Serra e fizeram a troca da passagem do Salgado Filho para o aeroporto de Caxias do Sul ainda no início deste mês.

Eles são do interior de São Paulo e é a segunda vez que visitam Gramado. Agora, trouxeram os filhos Nicolas Andreu, de 18 anos, e Eloiza Lima, de 16. “A gente gostou muito e decidiu voltar”, aponta Jandeia.

André foi o motorista do percurso entre Caxias e a região. “Foi até fácil. Tinha um pouco de neblina, mas a gente conseguiu vir. Só tinha um lugar com meia pista, mas estava bem sinalizado”, atesta.

Mesmo com alguns atrativos fechados, eles citam que valeu a pena manter a viagem em família. “Estou achando Gramado linda, amando”, destaca Nicolas. “Aqui é muito frio”, acrescenta Eloiza.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas