O dia 12 de abril de 2024 marca a sanção da Lei de Inovação de Gramado pelo prefeito Nestor Tissot. A assinatura ocorreu durante a Gramado Summit, com o compromisso de estabelecer uma política municipal de incentivo à inovação, à ciência e à tecnologia.
Em desenvolvimento desde julho de 2022, a ideia de criar mecanismos para impulsionar o município na área surgiu a partir de conversas entre a Secretaria de Inovação e o Sebrae RS. A lei foi construída e debatida em conjunto com uma empresa de consultoria, assim como outras pastas do Executivo.
Desafios
“Um dos desafios de Gramado é a diversificação da matriz econômica e retenção de talentos na cidade. Por isso, a lei possibilita criar um ambiente de experimentação e de regulamentação da inovação”, explica o secretário o Heitor Noel.
A partir de agora, está se trabalhando na estruturação do Conselho Municipal de Inovação de Gramado, que deve ter os membros empossados em breve. Serão 11 representantes, que auxiliarão na aplicação da lei no município, atuando na elaboração de projetos e pesquisas.
“Vamos poder discutir benefícios e incentivos fiscais para a criação de startups e empresas com base tecnológica, bem como a possível criação de um fundo de inovação para mentorias e projetos que possam fomentar a inovação dentro da cidade”, adianta o gestor da pasta.
Conforme o secretário, existe o intuito também de simplificar os processos dentro da própria administração municipal. “É importante que tenhamos a comunidade envolvida nos processos de inovação. Queremos desmistificar a ideia de um poder público burocrático e de difícil acesso”, atesta Heitor.
Apoio na tomada de decisões
Outro ponto de debate da lei é a criação de um laboratório com dados da inovação, com o objetivo de auxiliar o poder público a tomar decisões estratégicas para a cidade. Um dos projetos apoiados será o Flutua, do Sindtur, que trabalha com base de dados hoteleiros da região.
“Este é o resultado de muito trabalho e dedicação por parte da Secretaria de Inovação em nosso município. A Lei de Inovação vai criar um ambiente propício em Gramado para ideias e ações inovadoras, incentivando o desenvolvimento de empresas e startups. Além disso, a lei não se limita apenas a isso, ela também promove a qualidade de vida dos moradores locais e visa construir a Gramado do futuro”, comenta o prefeito.
Reconhecimento ao prefeito inovador do RS
Na próxima semana, o Rio Grande do Sul vai reconhecer o Prefeito Inovador de 2024. Selecionados pela Rede Cidade Digital (RCD), 31 prefeitos concorrem ao título. A ação será realizada durante o 4° Congresso Gaúcho de Cidades Digitais e Inteligentes, no Tri Hotéis, em Canela, nos dias 25 e 26.
Da região, concorrem o prefeito Nestor, exatamente pela implementação da lei de inovação. Já em Canela, Constantino Orsolin foi selecionado ao colocar em prática o Canela App. Pelo celular, a comunidade tem acesso a uma ampla gama de informações, desde os serviços municipais, os eventos públicos, informações sobre esporte, lazer, comércio e turismo.
Durante o congresso, prefeitos, gestores, servidores e especialistas vão tratar de inovações que visam melhorar o atendimento ao cidadão através da transformação digital das administrações públicas.
“O setor público está, cada vez mais, pautado em dados e em eficiência de gestão através do uso da tecnologia. O reconhecimento de prefeitos inovadores valoriza aqueles gestores que entendem a importância da modernização dos diversos setores como forma de estimular a continuidade desse processo de inovação”, resume o diretor da RCD, José Marinho.
LEIA TAMBÉM