QUEDA NA MADRUGADA
GRAMADO: Após prédio desabar, moradores buscam informações sobre situação de risco; "preocupado com o bairro lá embaixo"
Imóvel na Rua Ladeira das Azaleias colapsou na madrugada desta quinta-feira
Última atualização: 24/11/2023 15:09
ATUALIZAÇÃO:
- Prédio que desabou estava interditado há anos e era ocupado de forma irregular, diz Prefeitura de Gramado
- Prefeito de Gramado decreta estado de calamidade e fala sobre causas da movimentação de terra e queda de prédio
Foi por volta das 5h40 da madrugada desta quinta-feira (23) que o prédio que estava interditado, na Rua Ladeira das Azaleias, no bairro Planalto, em Gramado, entrou em colapso estrutural e caiu.
Em área isolada desde o sábado (18), a Prefeitura afirma que não há registro de vítimas e que a estrutura caiu sobre o próprio terreno, não atingindo o bairro Três Pinheiros, que fica logo abaixo. No domingo (19) à tarde, ambos os locais foram evacuados por causa do risco de deslizamento de terra, causado pelas fortes chuvas que atingiram a região no final de semana.
Com o retorno da chuva, na quarta-feira (22), a Prefeitura atesta que o solo na região continua instável e que a queda do prédio era apenas uma das situações de risco. Assim, ainda não há segurança para que os moradores retornem às casas.
Quem estava próximo ao local, por volta das 7h30 da manhã, era o morador do condomínio Don Felipe, Arnaldo Lima. Ele conta que buscava informações sobre a queda do prédio. “O pessoal do condomínio estava preocupado com o bairro lá embaixo”, destaca. Ele mora no bairro há 14 anos e está na casa de amigos.
Arnaldo saiu da residência no sábado. “Começou com uma pequena rachadura na rua, percebemos pelas 11h30. Logo depois, às 14 horas, já tinha aumentado e, às 16 horas, tinha se tornado uma vala grande. Aumentava cada vez mais”, recorda.
A prefeitura aponta que continua trabalhando para atender auxiliar a comunidade nas demandas existentes. Corpo de Bombeiros, Brigada Militar e Polícia Civil atuam em conjunto com a Prefeitura.
Para emergência, deve-se acionar o Corpo de Bombeiros (54) 9 8434-8064 ou Defesa Civil (54) 9 9629-6160.