A previsão de chuva para a quarta-feira (22) está deixando os moradores de Gramado apreensivos. O temporal, que atingiu a região entre a sexta-feira (17) e o sábado (18), causou movimentações de terra em diversos locais da cidade. Quatro deles estão sendo monitorados mais de perto por equipes técnicas e poder público: entre os bairros Planalto e Três Pinheiros, no Loteamento Orlandi, no Alphaville e no bairro Piratini.
FIQUE BEM-INFORMADO: ENTRE NA COMUNIDADE DO JORNAL NH NO WHATSAPP
Neste último, na Rua Nelson Dinnebier, que dá acesso à Linha Ávila Baixa, é possível perceber que a calçada cedeu nas proximidades do número 1.501. Um prédio que fica no local foi interditado, segundo informações da Defesa Civil. Desde o final de semana, moradores da região estão percebendo que as rachaduras nas casas estão aumentando. Por segurança, a Prefeitura orientou que cerca de 23 famílias, que estão em pontos críticos no bairro, deixem as residências. A evacuação iniciou no sábado e seguiu ainda durante esta terça-feira (21).
No bairro, há uma situação similar ao que ocorre no Planalto. A via fica abaixo do Alphaville, que está apresentando movimentação de terra. Em caso de queda de barreira, as residências no Piratini podem ser atingidas.
“É uma sensação de estar sem chão. Estamos arrumando as nossas coisas e vamos sair. Depois vemos o que fazer”, relata uma moradora, que descreve que muita lama desceu pelo morro no período mais intenso das chuvas.
Desde a segunda-feira (20), técnicos estão vistoriando esses locais de risco. Segundo o Executivo, pelo menos, três grupos diferentes de profissionais estão realizando o trabalho.
Servidores da Prefeitura estão concluindo a elaboração dos relatórios das vistorias realizadas nos últimos três dias, quando as visitas foram acompanhadas por um engenheiro civil geotécnico da empresa Azambuja Engenharia e por membros do Serviço de Emergência da Fepam.
A Azambuja Engenharia deve entregar um parecer e um plano de trabalho sobre as áreas visitadas ainda nesta semana. “São informações importantes e que aguardamos com ansiedade para saber quais atitudes tomar para garantir a segurança de toda a população”, destaca o prefeito Nestor Tissot.
Outra equipe, composta por profissionais da Secretaria do Meio Ambiente e Secretaria do Planejamento, está vistoriando locais que ainda não tinham sido visitados, como a Linha 28, Linha Ávila e o bairro Prinstrop.
No total, aproximadamente cem famílias estão fora de suas residências e ainda não há previsão de liberação para retorno às casas. Quem não tem para onde ir, o ginásio de esportes do bairro Piratini foi aberto para dar suporte à população.
Para casos de emergência, a comunidade deve acionar o Corpo de Bombeiros (54) 9 8434-8064 ou a Defesa Civil (54) 9 9629-6160.
LEIA TAMBÉM