abc+

TURISMO

"Foi a mais apropriada decisão da administração municipal", diz Rosa Helena sobre criação da Gramadotur

Autarquia completa 11 anos de existência em dezembro. Presidente fala sobre as contas da entidade e custos para realizar o Natal Luz de Gramado; confira

Mônica Pereira
Publicado em: 10/11/2023 às 09h:59 Última atualização: 10/11/2023 às 10h:00
Publicidade

Em dezembro deste ano, a Gramadotur completa 11 anos de existência. Foi através da lei municipal 3.066/2012, que um “braço” do Executivo foi criado para atender à demanda de eventos públicos. O principal deles é o Natal Luz, que está na 38ª edição. Há quase três anos à frente da entidade, a presidente Rosa Helena Volk alega: “Foi a melhor e mais apropriada decisão da administração municipal”.

Rosa Helena Volk



Rosa Helena Volk

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Atualmente, é da autarquia a missão de realizar sete eventos e manter quatro projetos, dentre estes a Orquestra Sinfônica, o Programa de Artes, a Grife Gramado Inesquecível e a Ingressos Gramado.

“É de extrema importância termos uma entidade pública, mas separada do restante da Prefeitura, para que se pense somente nisso. Gramado ganhou porque estamos sempre atentos aos melhores procedimentos. Queremos deixar um legado de profissionalização dos processos e de eventos fortalecidos artisticamente e tecnicamente”, atesta Rosa.

O Natal Luz é o maior evento de Gramado, responsável pelo aquecimento da economia de toda a região. Neste ano, a estimativa da Gramadotur é que R$ 40 milhões sejam investidos para a realização. Como o evento não foi contemplado com a Lei de Incentivo à Cultura (LIC), R$ 5 milhões foram conquistados junto à Lei Rouanet, do governo federal. Além desse aporte, o Natal é construído por verbas de patrocínios, marketing, permutas e a venda de ingressos dos espetáculos.

Antes mesmo da programação iniciar, 75 mil tíckets antecipados já haviam sido vendidos. “Desde a 32ª edição, que é de quando temos registro, este foi o ano de maior faturamento antes mesmo do início das atrações”, afirma a presidente, destacando as boas expectativas para esta temporada.

Sobre as contas da autarquia, a presidente diz que os eventos realizados desde a sua gestão estão todos pagos, mas há passivos anteriores. Valores do Ecad estão na Justiça e o empréstimo do Fundo Verde, que foi quitado pela Prefeitura.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade