EMOÇÃO NO AR

FESTIVAL DE GASTRONOMIA: Vencedores do Melhor Chef são anunciados; confira o top 3

No total 13 chefs e cozinheiros participaram da competição, que teve o anúncio dos ganhadores nesta quarta-feira (16)

Publicado em: 16/10/2024 17:55
Última atualização: 16/10/2024 17:55

 Com direito a muita emoção e suspense no ar. O final da tarde desta quarta-feira (16) teve raios de sol abrilhantando a estrutura do Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado, para o anúncio dos vencedores do concurso Melhor Chef. 

Quem levou para a casa o troféu Concha de Cristal, produzido pelo empreendimento gramadense Cristais de Gramado, foi o carioca Diogo Menezes. O chef é o responsável pelo cardápio e pelas delícias produzidas no Restaurante Dom Milo, no Buona Vitta Resort, da Gramado Parks. 

Diogo Menezes vence o concurso Melhor Chef, do Festival de Gastronomia de Gramado Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Em segundo lugar teve dobradinha da Gramado Parks: o chef Alex Thomas, do Restaurante Opiano, localizado no Hotel Exclusive, garantiu lugar no pódio. Na terceira colocação ficou João Guilherme Rodrigues, do Catherine Gramado. 

Alex Thomas, do Opiano, garantiu o segundo lugar no Melhor ChefFernanda Fauth/GES-Especial
João Guilherme, do Catherine, ficou na terceira colocação do Melhor ChefFernanda Fauth/GES-Especial
Trio vencedor do concurso Melhor Chef do Festival de Gastronomia de GramadoFernanda Fauth/GES-Especial

Além do troféu, os ganhadores receberam kits especiais da Tramontina. 

"É uma honra realizar o concurso, todos os concorrentes são vencedores, simplesmente por terem aceitado o desafio e apresentado os pratos. Eles conseguiram valorizar nossa gastronomia local. Além deles, toda equipe que trabalha com eles merece ser valorizada. E quem sai ganhando é o setor", afirma a diretora do Senac Gramado, uma das promotoras da ação, Daniela Barbosa. 

LEIA TAMBÉM: Restaurante de Gramado é colocado entre os 10 melhores do Brasil por plataforma de viagens

O presidente da Abrasel Hortênsias, Marcelo Wazlawick reitera a importância do evento. "Hoje celebramos o talento dos nossos chefs, aqueles que transformam ingredientes em obras de arte. Esse aqui é um evento que é nosso, do gramadense", frisa.

A competição

O trio disputou com mais 10 participantes. Neste ano, eles precisaram cumprir a tarefa de preparar um prato com pelo menos um ingrediente que tenha sido produzido em Gramado. O objetivo era enaltecer o tema do evento “É tempo de saborear nossas origens”.

Além da escolha de receitas, foram avaliados por diversos segmentos, como montagem, valorização dos insumos, boas práticas, organização e, claro, a qualidade do sabor. 

"Estou muito emocionado"

Essa é a primeira edição do Festival de Gastronomia e do concurso Melhor Chef que Diogo Menezes está presente. Em julho, o chef completou um ano que mora em Gramado. Na bagagem em sua terra natal, acumula experiências profissionais de destaque, como o estrelado Ristorante Cipriani no Copacabana Palace.

VEJA AINDA: Filhotes de gambá são retirados de residência e veado-catingueiro atropelado é resgatado em Canela

"Povo gaúcho me recebeu de uma maneira muito agradável, não sou gaúcho, mas me senti muito acolhido, povo que me amou e já me sinto parte desse Estado também", conta. 

Diogo Menezes vence o concurso Melhor Chef, do Festival de Gastronomia de Gramado Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Sobre a vitória, afirma que estava até sem palavras e reação. "Estou muito emocionado, pois é uma tensão, estar numa cozinha disputando um concurso, ter a responsabilidade de representar a minha equipe, que acho que sem eles, não estaria onde estou, nessa confraternização, alegria", revela. "Só tenho a agradecer", complementa.

Para a competição, lembra dos ingredientes pensados. "Minha ideia inicial era remeter às raízes de Gramado, então procurei os insumos da colônia, o pinhão que é muito utilizado na alimentação do gramadense, das pessoas do Estado, também as passas brancas. Usei uma carne de caça que é pato, que fiz glaceada com mel e depois temperei com especiarias", explica.

NÃO PERCA: Processo seletivo para contratação temporária para área de educação é aberto em Gramado; confira vagas

A receita escolhida tinha um preparo desafiador, principalmente, em virtude do tempo de prova. "Fiz uma cocção lenta em 90°, mas o tempo era meu pior inimigo, porque tinha que ter o controle exato para fazer com que a carne descansasse, não tivesse cru e tivesse no ponto certo de servir. Foi muito processo, técnica, muito desafio, consegui entrar e fiquei muito feliz com o resultado final", relembra.

Para o profissional, estar entre tantos cozinheiros de destaque o faz aumentar ainda mais o sentimento pela área escolhida. "Tinha muita gente boa, meus colegas de competição eram muito talentosos, me sinto honrado em estar no meio dessas pessoas que amam gastronomia. E a gastronomia é isso, tem o poder de elevar uma cidade e me sinto muito grato e feliz em fazer parte", pontua. 

Durante a faculdade de Gastronomia, Diogo participou de uma disputa no Rio de Janeiro, onde ficou em terceiro lugar. Mas o Melhor Chef foi a primeira competição profissional de Diogo já no comando das panelas. E agora, deseja não parar mais. "Tem um gostinho a mais, saber a responsabilidade que é de carregar isso, como uma glória. E pretendo continuar, quero manter, campeão né. Depois que sente o gostinho da vitória, quer mais", brinca. 

Para o futuro, o pensamento, na verdade, é para o jantar de sábado (19), quando ocorre no Dom Milo o Festim do Festival. Ele cozinhará junto do chef mineiro Felipe Rameh. "Vai ser um jantar incrível, estou com várias demandas até para fazer. O Felipe é um chef de referência, que já passou por lugares maravilhosos e ter essa conexão vai ser única", finaliza.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas