Para celebrar o Dia das Crianças no sábado (12), o Festival de Cultura e Gastronomia de Gramado propôs para duas turmas da Escola Nossa Senhora de Fátima, do bairro Vila do Sol, momentos de diversão no período da tarde. Cerca de 25 alunos tiveram a oportunidade de subir ao palco localizado no Lago Joaquina Rita Bier, e colocar a mão, literalmente, na massa.
Nhoque Rio-grandense e cupcakes de chocolate foram as receitas trabalhadas pelos estudantes, com a chef Arika Messa e a professora Sandra Weiss Barth, do Senac Gramado.
A massa colorida, nas cores vermelho, verde e amarelo foram enroladas, sovadas e cortadas pelos jovens e após, colocadas na água fervente pelas profissionais. Já os pequenos bolos foram confeitados, com muito ganache de chocolate ao leite e granulados dos mais variados tipos. Ao final, tiveram a oportunidade de experimentar os pratos. As oficinas gastronômicas são gratuitas durante o evento.
LEIA TAMBÉM: Ônibus e chocolate? Como será a nova experiência turística que iniciará em novembro em Gramado
“É sempre um prazer estar no festival, já participamos há muitos anos. Conseguimos nesse momento deixar um pouco do nosso legado para que tenhamos novos cozinheiros no futuro. Estamos tão envolvidos com crianças, então a data é a melhor possível. Esperamos que eles possam levar um pouco desse conhecimento”, explica Arika.
A instituição de ensino em Gramado sempre participa dos eventos na cidade e costuma proporcionar esses momentos gratuitos, não apenas para crianças, mas para adultos também. “Com os estudantes, já fizemos durante a Páscoa e sempre participamos com as escolas na Festa da Colônia”, relata a chef.
A valorização do produtor local será apresentada nas oficinas pelas professoras, não apenas com os alunos, mas nas que ocorrerão ao longo da programação, até 20 de outubro. E a ação vem de encontro com o tema do evento.
VEJA AINDA: SONHO DE NATAL: Decoração terá pirâmide natalina e árvore de 23 metros de altura em Canela
“Nas oficinas vamos trabalhar com produtos regionais, principalmente neste ano que o tema é Saborear as Origens. Escolhemos receitas bem nossas, com o nhoque que é bem lúdico, colorido, tem as três cores da bandeira. E para eles sempre trazemos um bolinho para confeitar, eles põem a mão realmente na massa”, frisa Arika.
Diversão e alegria ao saborear o trabalho
Felicidade é o que não faltou para os estudantes da Vila do Sol durante a oficina gastronômica. Com olhares atentos às instruções das professoras do Senac Gramado, seguiam os passos e as recomendações.
As jovens Isabelli Rodrigues Rosa e Ketllyn Vitória, de 11 anos, adoraram. “Muito legal, muito divertido”, diz Isabelli. “É bacana, eu aprendo bastante com a minha mãe também, pois ela é confeiteira”, diz Ketllin.
Entre o nhoque e o cupcake, tiveram uma atividade preferida: confeitar. “É legal apertar o saco do ganache. Minha mãe faz tortas, costumo ajudar ela. Não preparo bolo, pois não sei, mas costumo ajudar nos recheios”, diz Isabelli, afirmando que brigadeiro branco é o preferido dela.
MEIO AMBIENTE: Principais pontos de poluição do Arroio Caracol são identificados; veja próximos passos da Corsan e prefeitura
Novas oficinas
Mais cinco oficinas gastronômicas gratuitas e com vagas limitadas estão previstas ao longo da programação do Festival de Gastronomia, três com o Senac e duas com a UCS Hortênsias. Não há inscrição prévia e o preenchimento das vagas ocorre conforme chegada.
Na sexta-feira (18), às 13 e 15 horas, a chef Bruna Gotardo ensina uma paella campeira e polenta brustolada na frigideira, respectivamente. Já às 17 horas, a professora Sandra Barth apresenta a receita da cuca doce acompanhada de linguiça. Os três momentos são harmonizados com vinhos.
LEIA TAMBÉM
Já no sábado (19), a UCS realiza às 15 e 17 horas as oficinas de ravioli de erva mate com charque, com o professor Gustavo André Ruffato e Bavarois au chocolat, com a professora Suelen França, respectivamente.