HOMENAGEM
FESTIVAL DE CINEMA: Troféu Cidade de Gramado será entregue para Vera Fischer nesta semana
A agenda de homenagens e entrega de prêmios será cheia em Gramado nesta semana
Última atualização: 12/08/2024 11:52
A agenda de homenagens e entrega de prêmios será cheia em Gramado nesta semana. Após, no sábado (10), Matheus Nachtergaele receber o Oscarito no Palácio dos Festivais, a próxima artista a receber reconhecimento especial será Vera Fischer.
A atriz catarinense será agraciada com o Troféu Cidade de Gramado, pelo 52º Festival de Cinema, na quarta-feira (14), a partir das 18 horas. A honraria é entregue a nomes ligados ao município e ao Festival e foi entregue pela primeira vez em 2012 à atriz Eva Wilma. Nomes como Tony Ramos, Ney Latorraca, Antonio Pitanga, Wagner Moura e Ingrid Guimarães também já receberam.
Vera Fischer já tem uma longa relação com a cidade da Serra gaúcha. Esteve no telão do Festival com os filmes “Intimidade”, de Michael Sarne e Perry Salles, em 1975, “Eu Te Amo”, de 1981, dirigido por Arnaldo Jabor, e com “Doida Demais”, de Sérgio Rezende, lançado em 1989.
LEIA TAMBÉM: FESTIVAL DE CINEMA: Babu Santana e Ângelo Antônio participam da Calçada da Fama nesta segunda; confira agenda
Carreira
Fenômeno no cinema, televisão e teatro, a atriz tem mais de meio século dedicado à atuação e coleciona papéis marcantes. Estreou como atriz no cinema, em 1972, no longa “Sinal Vermelho - As Fêmeas”, de Fauzi Mansur.
Já no ano seguinte, 1973, atuou em três produções: “A Super Fêmea”, “Anjo Loiro” e “As Delícias da Vida”. Seu primeiro trabalho de destaque foi em 1976, em “Intimidade”, de Perry Salles e Mike Sarne. O papel lhe rendeu o troféu de Melhor Atriz no Prêmio APCA.
Um ano depois, Vera teria seu primeiro papel na teledramaturgia, na novela “Espelho Mágico”, da TV Globo. A partir disso, colecionaria grandes personagens marcadas no imaginário popular.
Em telenovelas, daria vida a Luiza, em “Brilhante”, Jocasta, em “Mandala”, Nena, em “O Rei do Gado”, Helena, em “Laços de Família”, e Yvete, em “O Clone”.