SÉTIMA ARTE

FESTIVAL DE CINEMA: Telão em Gramado vai transmitir premiações e programação do tapete vermelho

A 52ª edição do evento vai ocorrer entre os dias 9 e 17 de agosto

Publicado em: 22/06/2024 12:36
Última atualização: 22/06/2024 12:36

Mantendo a tradição de seguir acontecendo, mesmo em momentos de dificuldade, o Festival de Cinema de Gramado confirma a 52ª edição ininterrupta do evento. Entre os dias 9 e 17 de agosto, os amantes da sétima arte estarão na cidade para apresentar e debater a produção audiovisual.

Festival de Cinema de Gramado será em agosto de 2024 Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto
A Gramadotur, responsável pela realização do festival, promete muitas novidades para este ano. Uma delas é um telão instalado na frente do Palácio dos Festivais e que fará uma transmissão simultânea das premiações e programação do tapete vermelho.

A presidente da autarquia municipal, Rosa Helena Volk, adianta que somente os filmes não poderão ser transmitidos, em função de regulamento. “Como são todos inéditos no Brasil, a gente não tem essa possibilidade de exibir fora do ambiente de competição”, explica. “Mas as premiações, inclusive, a cerimônia de premiação, a entrada e passagem dos artistas, o registro das mãos na Calçada da Fama, tudo isso terá transmissão simultânea”, acrescenta.

Rosa reforça que o evento ocorrerá normalmente, de forma presencial, e que a cidade aguarda a visita de quem gosta de cinema para prestigiar o festival. “Será muito mais democrático, com uma participação mais intensa de todos. Realizaremos mais uma vez um grande festival, como Gramado merece”, atesta.

Outra novidade é a internacionalização do Festival de Cinema de Gramado. Aproveitando as comemorações do Bicentenário da Imigração Alemã, uma comitiva alemã estará no município, participando com homenageados, jurados e exibição. “Teremos filme alemão de uma instituição que está completando 70 anos de atividades”, adianta Rosa.

Além disso, o Troféu Kikito de Cristal, uma honraria tradicionalmente entregue a grandes nomes do cinema ibero-americano, agora passa a ter status global. A primeira homenageada é Mariëtte Rissenbeek, que foi diretora-executiva do Festival Internacional de Cinema de Berlim entre os anos de 2019 e 2024.

Entre os homenageados já anunciados, quem vai receber o Troféu Eduardo Abelin é o diretor Jorge Furtado, gaúcho com forte representatividade para a produção audiovisual brasileira e que tem uma carreira ligada ao Festival de Cinema.

Os filmes concorrentes na mostra competitiva e todos os detalhes do festival serão apresentados no dia 9 de julho.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas