O 52º Festival de Cinema de Gramado oferece não apenas produções inéditas ao público, mas reconhecimento pelos profissionais que trabalham e se dedicam ao universo audiovisual. Seja no teatro, televisão ou nas telas das salas de cinema, artistas, atores, e diretores exercem suas profissões diariamente e trazem um pouco desse amor para a Serra gaúcha, de 9 a 17 de agosto.
Como forma de homenagear estas pessoas, o evento entrega Kikitos especiais e troféus aos escolhidos em quatro categorias.
Neste ano, quem receberá a maior honraria, o Troféu Oscarito, será Matheus Nachtergaele, ator reconhecido por dezenas de produções. Ele atuou nos clássicos O Auto da Compadecida e Cidade de Deus e já foi premiado. A entrega do troféu será no sábado (10), após a exibição de O Clube das Mulheres de Negócios.
O Troféu Cidade de Gramado será para Vera Fischer, que já esteve em diversas edições do Festival. Ela será homenageada na quarta-feira (14), às 18 horas. A atriz é reconhecida como uma das maiores artistas do teatro e da televisão do País.
LEIA TAMBÉM: FESTIVAL DE CINEMA: Primeira noite de tapete vermelho terá Fábio Asunção e Nataly Rocha
Mariëtte Rissenbeek será a primeira profissional mundial que receberá o Kikito de Cristal, antes dedicado apenas a artistas ibero-americanos. Ela, que é diretora-geral do Festival de Berlim, também participará do momento de fabricação para o próximo ganhador, de 2025. Ela será agraciada com a honraria após a exibição de Barba ensopada de sangue.
Por fim, na sexta-feira (16), às 18 horas, o Troféu Eduardo Abelin será dado ao diretor gaúcho Jorge Furtado, que possui mais de quatro décadas de carreira e é um dos fundadores da Casa de Cinema em Porto Alegre.
LEIA TAMBÉM