Um dia. O cronômetro da contagem regressiva para o início do Festival de Cinema de Gramado encerra nesta quinta-feira (8), quando o tapete vermelho é aberto para toda a comunidade gramadense que trocou alimentos por ingressos. É a noite dedicada aos estudantes do programa Educavídeo, que apresenta os curtas-metragens produzidos no final de 2023 e primeiro semestre desse ano.
As produções serão exibidas no telão do Palácio dos Festivais e foram criadas do zero pelos alunos das turmas da rede municipal, que participam do projeto que incentiva o universo audiovisual. Ao todo, serão dez curtas apresentados, que concorrerão a, também, dez Kikitos.
Padrinho
Neste ano, quem será o padrinho das turmas será o ator Nelson Diniz. Vale ressaltar que já estiveram no posto Nando Cunha, Letícia Colin e Dedé. O artista conduz os estudantes até o Palácio dos Festivais e, ainda, tem a oportunidade de encontro com eles, com troca de experiências e conhecimentos.
Abertura com Orquestra
A abertura oficial do 52º Festival de Cinema de Gramado ocorre na sexta-feira (9), a partir das 16 horas, na Sociedade Recreio Gramadense. Com entrada franca, o público poderá conferir a apresentação da Orquestra Sinfônica de Gramado.
LEIA TAMBÉM: Chuva antecipa chegada de forte frio e possível neve em Gramado
O repertório escolhido para a ocasião abrangerá as tradicionais trilhas de filmes nacionais e internacionais. A regência será do maestro Júlio César Wagner, com Laura Dalmas, Fernando Ávila, Rafael Gubert como solistas e uma participação do Coral Vozes de Gramado.
Também estão previstas no concerto homenagens especiais, em alusão aos 200 anos da Imigração Alemã no Brasil, ao Rio Grande do Sul e ao Ayrton Senna.
Dois telões
Uma das novidades deste ano promete ser a interatividade, com transmissão ao vivo, a partir da instalação de dois telões. Eles mostrarão o tapete vermelho e o palco do Palácio dos Festivais.
VEJA AINDA: Escolas em Canela recebem novas salas de aula com estrutura modular; confira
Assim, o público poderá, direto da fachada do Cinema, ver tudo que acontece lá dentro, como apresentação dos filmes (mas não os filmes em si), homenagens e cerimônias de premiação. Já quem estiver dentro do Palácio, poderá acompanhar, na tela do cinema, todas as movimentações no tapete vermelho.
A apresentação fica por conta da atriz gaúcha Catharina Conte que, diariamente, receberá as equipes dos filmes no tapete.
Estreia nacional de longa
Para marcar a noite de sexta-feira, o longa-metragem Motel Destino, do cineasta Karim Aïnouz, fará sua première nacional. A produção foi aplaudida por mais de 12 minutos pelo público no Festival de Cannes.
A sessão é especial, ou seja, o filme não concorre na mostra competitiva. A estreia nos cinemas está prevista para 22 de agosto, com distribuição da Pandora Filmes.
LEIA TAMBÉM