A maior honraria do Festival de Cinema de Gramado, o Troféu Oscarito, vai homenagear, neste ano, o multiartista Matheus Nachtergaele, de 56 anos.
Ator, diretor, roteirista e ator, ele é um dos grandes nomes do cenário artístico brasileiro, com dezenas de sucessos nas telonas e também na televisão. Atualmente, está no ar como Norberto, da novela Renascer, da Globo, depois de ficar dez anos sem atuar no segmento.
Matheus nasceu em São Paulo e iniciou a trajetória profissional no Centro de Pesquisa Teatral de Antunes Filho e na companhia Teatro da Vertigem, com o seu trabalho em O Livro de Jó, de 1995.
A estreia no cinema veio dois anos depois, com dois filmes antológicos: o clássico gaúcho Anahy de las Misiones, de Sérgio Silva, e O que é isso, companheiro?, de Bruno Barreto, que concorreu ao Oscar de Melhor Filme Internacional.
Também em 1997, fez sua estreia na Globo, na minissérie Hilda Furacão. Dando vida à Cintura Fina, personagem que se identificava como mulher, embora tivesse nascido com um corpo masculino, o artista desafiava as noções de gênero vigentes.
O papel levou reconhecimento ao ator, que viria a protagonizar a minissérie O Auto da Compadecida (1999), posteriormente lançada, em formato reduzido, para os cinemas, rendendo-lhe o Grande Prêmio do Cinema Brasileiro como Melhor Ator.
Em 2002, participou de outro clássico do cinema nacional: Cidade de Deus, de Fernando Meirelles e Kátia Lund, que concorreu ao Oscar em quatro categorias.
Atrás das câmeras mostrou um novo talento ao dirigir A Festa da Menina Morta. O longa foi selecionado para a mostra Um Certo Olhar, do Festival de Cannes, e venceu os prêmios de Melhor Ator, Melhor Fotografia, Melhor Música, Melhor Filme do Júri Popular e prêmio da crítica no Festival de Gramado. Também em 2008, a obra ainda arrematou os prêmios de Melhor Direção de Ficção e Melhor Ator no Festival do Rio.
Ano passado, durante a 51ª edição do Festival de Gramado, ele foi eternizado na Calçada da Fama da cidade. Matheus possui indicações e vitórias nos mais importantes festivais e premiações do cinema brasileiro e mundial.
Nas telonas, é conhecido por trabalhos como Central do Brasil (1998), Amarelo Manga (2002) e Febre do Rato (2011), e muitos outros projetos para a TV, como Sob Pressão (2017), Cordel Encantado (2011) e Todas as Mulheres do Mundo (2020).
Em 2024, Matheus retorna aos cinemas como João Grilo, personagem emblemático de sua carreira, para a continuação de O Auto da Compadecida, de Guel Arraes. A sequência estreia nos cinemas no dia 25 de dezembro.
Matheus Nachtergaele se junta com Mariëtte Rissenbeek e Jorge Furtado, que serão homenageados com o Kikito de Cristal e Eduardo Abelin, respectivamente.
O Festival de Cinema de Gramado será realizado entre os dias 9 e 17 de agosto.
LEIA TAMBÉM