O Festival de Cinema de Gramado anunciou nesta terça-feira (23) os homenageados gaúchos que receberão os troféus Sirmar Antunes, Leonardo Machado e Prêmios Iecine. São cinco profissionais que serão contemplados.
O Troféu Sirmar Antunes carrega o nome de um dos mais emblemáticos atores do Estado. Concedido pela primeira vez à atriz Vera Lopes, em 2023, este ano a honraria será entregue a Álvaro Rosa Costa, ator de teatro e cinema e um dos profissionais mais requisitados na composição de música para teatro, com produção internacional.
LEIA TAMBÉM: Confira quais curtas-metragens brasileiros e documentários que concorrem ao Kikito neste ano
Fez papéis em filmes importantes produzidos no RS, entre eles “Netto Perde sua Alma”, de Beto Souza e Tabajara Ruas, “Tolerância”, de Carlos Gerbase, “Houve uma Vez Dois Verões”, de Jorge Furtado, e “Meu Tio Matou um Cara”, também de Furtado. Acumula cinco prêmios Açorianos, e cinco prêmios Tibicuera, além de dois prêmios Assembleia Legislativa de Cinema, recebidos no 49º Festival de Gramado.
O Troféu Leonardo Machado premia um ator, atriz ou técnico do audiovisual gaúcho, tendo como critério o histórico de realizações e contribuições ao desenvolvimento do audiovisual do estado. Este ano, será entregue ao ator e diretor portoalegrense Nelson Diniz.
Com mais de 60 trabalhos realizados nas telonas, ele começou sua carreira no cinema com o clássico gaúcho “Anahy de Las Missiones”. Diniz é conhecido pelo seu trabalho na minissérie “A Casa das Sete Mulheres” e nos filmes “Um Estrangeiro Em Porto Alegre”, “Snake”, “A Sombra do Outro”, “Sketches”, “Fogo”, “Amores Passageiros”, “Rummikub”, “Tolerância”, “Netto Perde a Sua Alma”, entre outros.
Por fim, também foram anunciados aqueles que receberão uma premiação que é especial às personalidades do cinema gaúcho, profissionais, entidades e ações que contribuíram para a história e no fazer audiovisual no Estado. Os Prêmios Iecine são entregues desde 2021, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Instituto Estadual de Cinema.
E, pela primeira vez, serão divididos em três categorias: Legado, Inovação e Destaque. Os homenageados foram escolhidos por uma comissão composta por Alice Urbim, jornalista; Renato Dornelles, jornalista, escritor, produtor, diretor e roteirista; e Ivonete Pinto, jornalista e crítica de cinema.
ACOMPANHE: Saiba como é o Festival de Cinema de Gramado
Diretor, produtor e animador com mais de três décadas de trabalho no audiovisual, José Maia receberá o Prêmio Legado. Aleteia Selonk, sócia-diretora e produtora executiva da Okna Produções, receberá o Prêmio Inovação. Por fim, o Prêmio Destaque será entregue a Alexandre Mattos, membro-fundador da Moviola Filmes e membro do Macumba Lab – Coletivo de Profissionais Negres do audiovisual do RS.
A entrega do Troféu Sirmar Antunes, em parceria com a Assembleia Legislativa, será no dia 11 de agosto, durante a cerimônia de premiação dos curtas gaúchos.
Já o Troféu Leonardo Machado e os Prêmios Iecine serão entregues no dia 16 de agosto, durante a premiação dos longas gaúchos.
LEIA TAMBÉM