O Festival de Cinema de Gramado comemora a 52ª edição no mês de agosto. As inscrições foram encerradas e neste ano, foram mais 1,1 mil filmes inscritos para as mostras de Curtas-Metragens Brasileiros (CMB), Curtas-Metragens Gaúchos (CMG), Longas-Metragens Brasileiros (LMB), Longas-Metragens Documentais (LMD) e Longas-Metragens Gaúchos. São produções de 25 estados e do Distrito Federal.
Entre os locais com maior número de obras audiovisuais, estão São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Bahia.
O dado representa um aumento de 7%. São, ao todo, 114 longas-metragens brasileiros, 158 longas-metragens documentais, 679 curtas-metragens brasileiros, 120 curtas-metragens gaúchos e 29 longas-metragens gaúchos que participarão da seleção. Na série histórica, computada desde 2012, os números colocam a edição como a segunda com maior número de produções inscritas.
Conforme a organização, um destaque significativo dentro desse conjunto é o número de filmes gaúchos, tanto de curtas quanto de longas. Com um total de 149 inscrições, os cineastas do Rio Grande do Sul demonstram sua forte presença e participação ativa no festival. Esse número representa o maior índice da série histórica do evento em tempos de enchentes no Estado.
A Gramadotur, autarquia municipal responsável pela realização, comemora os resultados positivos e agradece pela confiança dos realizadores no evento, ainda que em um cenário desafiador para os produtores gaúchos.
“Sabemos que é um momento difícil para a cadeia do audiovisual, principalmente os profissionais da cultura do Rio Grande do Sul. Ter recebido esse número de inscrições em um momento tão difícil reforça nosso compromisso com o setor e nos garante a confiança para realizar mais um Festival. Queremos agradecer a todos os realizadores que confiaram seus filmes a Gramado”, comenta a presidente Rosa Helena Volk.
A 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado ocorrerá entre os dias 9 e 17 de agosto.
LEIA TAMBÉM