Mais um Festival de Cinema de Gramado começa a ganhar forma. Neste ano, em sua 52ª edição, a curadoria ficará a cargo do ator e diretor Caio Blat e do crítico de cinema, jornalista e professor Marcos Santuario. Já para os profissionais que estavam ansiosos para inscrever suas produções, uma boa notícia: o cadastro iniciou nesta segunda-feira (11).
Cineastas brasileiros já podem inscrever seus filmes para as mostras competitivas de longa-metragem brasileiro (LMB), longa-metragem documental (LMD) e curta-metragem brasileiro (CMB). As fichas estão disponíveis no site e devem ser preenchidas e enviadas até as 23 horas e 59 minutos do dia 14 de abril.
Todas as regras e critérios para participar da seleção constam no regulamento, que está disponível no site do Festival.
Para participar, é preciso que a conclusão dos filmes de longa-metragem e curta-metragem tenha ocorrido a partir de maio de 2023. Outra exigência é que a duração mínima deve ser de 70 minutos para longas, 50 para documentários e máximo de 20 minutos para curtas. Ainda, os curtas precisam respeitar o critério de ineditismo regional, ou seja, sem exibição pública e comercial no Rio Grande do Sul. O mesmo vale para os longas, que, devem respeitar, neste caso, o ineditismo nacional.
São 14 categorias premiadas com o cobiçado Kikito para LMB, 12 para CMB e Melhor Filme para longa-metragem documental (LMD). Os vencedores da 52ª edição do maior festival de cinema ininterrupto do Brasil recebem ainda premiação em dinheiro. O total a ser entregue neste ano é de R$ 149 mil, além dos troféus e prêmios do Troféu Assembleia Legislativa – Mostra Gaúcha de Curtas, que são concedidos pelo Festival e Assembleia Legislativa do Estado, e da Mostra de Longas Gaúchos, que têm regulamento próprio. O Festival promove ainda Mostras Paralelas fora de competição, cuja programação é definida pela organização.
As inscrições para as mostras competitivas de longa-metragem gaúcho (LMG) e curta-metragem gaúcho (CMG) terão as datas divulgadas posteriormente.
A 52ª edição do Festival de Cinema de Gramado ocorrerá entre os dias 9 e 17 de agosto.
Saída de curadora
A atriz e cantora argentina Soledad Villamil encerrou seu ciclo no time curatorial. Ela era uma das curadoras há quatro edições, quando foi anunciada, em 2019, na cerimônia de premiação da 47ª edição.
A artista participou do processo de curadoria das edições de número 48 a 51. Soledad possui uma trajetória com Gramado, tendo recebido o troféu Oscarito em 2017.
A Gramadotur, autarquia municipal responsável pelos eventos da cidade, e a equipe do Festival de Cinema de Gramado “agradecem à atriz e cantora argentina pelo trabalho prestado e desejam boa sorte em seus novos projetos”.
LEIA TAMBÉM