Gramado é palco para as grandes produções do audiovisual nacional. Mesmo fora da competição em busca do Kikito, quem prestigia o Festival de Cinema pode ter acesso antecipado a futuros sucessos. Um exemplo disso é que o evento vai exibir o primeiro episódio de Cidade de Deus: A Luta não Para, a nova série HBO Original.
Com produção da O2 Filmes, a série é uma continuação adaptada da obra literária de Paulo Lins, e retrata a história de seus personagens, tendo como ponto de partida o trabalho fotográfico de Buscapé. O enredo se passa no início dos anos 2000 e apresenta trechos do filme em flashbacks, para reconstrução de lembranças e memórias afetivas dos protagonistas.
Para o curador do festival, Marcos Santuario, a sessão especial demonstra a força de Gramado. “Ano passado tivemos a premiére mundial de Cangaço Novo, do Prime Video, uma das séries de maior sucesso em 2023 e que já anunciou sua segunda temporada. Este ano, junto ao HBO, vamos exibir mais uma série brasileira, uma continuação de um dos mais emblemáticos filmes nacionais de todos os tempos”, atesta.
Cidade de Deus: A Luta Não Para terá exibição em sessão especial, fora de competição, no dia 10 de agosto, no Palácio dos Festivais. A produção estreia ainda em agosto na plataforma de streaming Max e no canal HBO.
Virgínia e Adelaide
E em estreia mundial, o Festival de Cinema de Gramado apresentará o filme Virgínia e Adelaide, a nova produção da Casa de Cinema de Porto Alegre em coprodução com a Globo Filmes.
Virginia e Adelaide tem roteiro assinado por Jorge Furtado, que divide a direção com Yasmin Thayná. No elenco, as atrizes Gabriela Correa e Sophie Charlotte.
O filme conta com produção de Nora Goulart, direção de fotografia de Lívia Pasqual, direção de arte de Vanessa Rodrigues e Richard Tavares, montagem de Giba Assis Brasil e distribuição da H2O Filmes.
A exibição será no dia 16, após Jorge ser homenageado com o Troféu Eduardo Abelin.
Motel Destino
Já com premiére brasileira em Gramado, Motel Destino, de Karim Aïnouz, é o filme de abertura do evento. O thriller erótico é do diretor, roteirista, produtor e ator Karim Aïnouz.
O projeto debutou mundialmente na mostra competitiva do Festival de Cannes, onde foi aplaudido por mais de doze minutos pelos espectadores. O longa-metragem terá única exibição na noite do dia 9 de agosto, fora de competição.
O Festival de Cinema de Gramado ocorrerá entre os dias 9 e 17 de agosto.
LEIA TAMBÉM