52ª EDIÇÃO

FESTIVAL DE CINEMA: Evento em 2024 vai mostrar resistência gaúcha e a força da produção audiovisual

Foram anunciados 28 filmes; Matheus Nachtergaele será homenageado neste ano em Gramado

Publicado em: 12/07/2024 15:36
Última atualização: 12/07/2024 15:36

Resiliência, resistência, potência. O 52º Festival de Cinema de Gramado, que ocorrerá entre 9 e 17 de agosto, tem a missão de mostrar a força da arte gaúcha e o papel fundamental da cultura na reconstrução do Estado.

Rosa Helena e Marcos Santuario apresentaram as novidades do festival Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Realizado de forma ininterrupta desde 1973, o festival já precisou se reinventar em diversas oportunidades e é, mais uma vez, desafiado. Devido às chuvas e ao fechamento do aeroporto Salgado Filho, uma operação logística está sendo montada para receber artistas, diretores e envolvidos com o cenário audiovisual brasileiro. A promessa é de que o tapete vermelho será novamente estendido para mostrar o melhor das produções nacionais.

A primeira divulgação de parte dos filmes que concorrem aos Kikitos deste ano ocorreu, na manhã da terça-feira, dia 9. A presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk, e o curador Marcos Santuario reuniram-se com a imprensa para também apresentar as novidades do festival deste ano.

Uma das decisões tomadas é que o evento terá um formato híbrido. As mostras competitivas dos curtas brasileiros e longas documentais terão exibição exclusiva no Canal Brasil. Para Rosa Helena, uma alternativa encontrada para ampliar o público, mas, principalmente, para encarar a atual realidade aérea gaúcha .“Estamos somente com 8% dos assentos que tínhamos quando o Salgado Filho estava operando”, ressalta.

Para quem estiver presencialmente em Gramado, um telão será instalado na frente do Palácio dos Festivais para que a comunidade e visitantes possam acompanhar uma transmissão simultânea do evento. Somente os filmes não serão exibidos. “Vai ser um festival mais inclusivo, aberto e democrático”, frisa a presidente.

"Vai ser um festival de altíssima qualidade"

Dos mais de 1,1 mil títulos inscritos, os primeiros 28 estão selecionados. São sete longas brasileiros, cinco longas gaúchos e 16 curtas-metragens gaúchos.

Diversidade e ineditismo são as palavras que permeiam a seleção. Dos longas brasileiros, os sete terão estreia brasileira em Gramado. Além disso, os filmes mostram a força do olhar feminino, já que quatro deles são dirigidos por mulheres.

Para Santuario, uma das premissas do festival é estar aberto às melhores produções e buscar apresentar esses filmes na cidade. “A gente tem percebido uma evolução e o que mais nos faz feliz é que a produção brasileira está crescente em quantidade e qualidade”, pondera, acrescentando que os filmes contam com criatividades estéticas e narrativas envolventes.

“A gente está dando espaço para quem já mostrou o seu talento e continua produzindo, mas, ao mesmo tempo, abre espaço a quem está fazendo seu primeiro filme. A gente não busca isso, mas encontramos essa variedade e conseguimos esse equilíbrio. O importante é que esses diretores querem estar em Gramado”, avalia.

Caio Blat é curador do festival em 2024 Foto: Edison Vara/Agência Pressphoto/Divulgação
O também curador Caio Blat ressalta a dificuldade da seleção. “É um processo árduo, trabalhoso, mas muito satisfatório. São obras belíssimas. Temos um orgulho enorme dessa lista e vai ser um festival de altíssima qualidade”, comenta, ao salientar que o evento apresentará clima de superação, comemoração e de recuperação do cinema brasileiro.

Matheus Nachtergaele é homenageado

Matheus Nachtergaele Foto: Cleiton Thiele/Ag.Pressphoto
O terceiro dos quatro homenageados deste ano também foi conhecido nesta semana. A maior honraria do Festival de Cinema de Gramado, o Troféu Oscarito, vai ser entregue ao multiartista Matheus Nachtergaele, de 56 anos, que conta com dezenas de sucessos nas telonas e também na televisão.

Ele se junta a Mariëtte Rissenbeek e Jorge Furtado, que serão homenageados com o Kikito de Cristal e Eduardo Abelin, respectivamente.

“O Festival de Gramado tem enorme importância no cinema brasileiro como um todo e especificamente para a minha carreira, que comecei fazendo cinema para Gramado. Nós gaúchos, nos anos 80 anos, a gente fazia os filmes para mostrar em Gramado”, descreve Jorge, que recebeu seu primeiro Kikito há 40 anos.

Estreias mundiais em Gramado

Mesmo fora da competição em busca do Kikito, quem prestigia o festival pode ter acesso antecipado a futuros sucessos. Um exemplo disso é que o evento vai exibir o primeiro episódio de Cidade de Deus: A Luta não Para, a nova série HBO Original, em sessão especial, no dia 10.

E em estreia mundial, o evento apresentará o filme Virgínia e Adelaide, a nova produção da Casa de Cinema de Porto Alegre em coprodução com a Globo Filmes. O documentário tem roteiro assinado por Jorge Furtado, que divide a direção com Yasmin Thayná. A exibição será no dia 16, após Jorge ser homenageado.

Já com premiére brasileira em Gramado, Motel Destino, de Karim Aïnouz. O longa-metragem terá única exibição na noite do dia 9 de agosto.

Novos anúncios

Para continuar a apresentar as novidades do evento deste ano, a organização do Festival de Cinema prepara mais dois eventos à imprensa, realizadores e parceiros. O próximo será na quarta-feira, dia 17, em São Paulo. Na oportunidade, serão anunciados os curtas brasileiros e documentários nacionais em competição. Já na quinta, dia 18, no Rio de Janeiro, será revelado o homenageado com o troféu Cidade de Gramado.

Calçada da Fama será ampliada

Organização do Festival vai homenagear mais artistas Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Mais artistas serão eternizados na Calçada da Fama, durante a 52ª edição do festival, em parceria com a incorporadora Wert Estada & Co. No ano passado, foram 14 registros. A última placa, a da atriz Grazi Massafera, foi instalada, na terça, na frente do Palácio dos Festivais. Em 2024, a ação acontecerá em diferentes locais, conforme o diretor Giovani Ghisleni.

Grazi Massafera foi eternizada na Calçada da Fama de Gramado Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas