AUDIOVISUAL
Festival de Cinema de Gramado abre inscrições para Mostra Gaúcha de Curtas
Premiação é dividida em 11 categorias; produtores podem cadastrar seus filmes até o dia 26 de maio
Última atualização: 05/03/2024 10:03
O Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas está com inscrições abertas a partir desta quarta-feira (26). A mostra, que está na 20ª edição, incentiva a produção gaúcha de cinema e contempla 11 categorias com troféus e valores em dinheiro.
Tradicionalmente, os curtas são exibidos durante o primeiro final de semana do Festival de Cinema de Gramado, com a premiação no domingo à noite. Entretanto, ainda não há confirmação sobre a data da Mostra Gaúcha de Curtas nem da cerimônia de entrega do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema. A 51ª edição do festival ocorrerá entre os dias 11 e 19 de agosto.
Os filmes selecionados para a mostra serão divulgados, preferencialmente, até o dia 30 de julho de 2023.
A data e a forma da exibição dos filmes selecionados para a Mostra Gaúcha de Curtas serão definidas pela Comissão Organizadora e divulgadas no site do 51º Festival de Cinema de Gramado.
O Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcho de Curtas é uma promoção da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em parceria com a Prefeitura Municipal de Gramado, firmada por meio de Termo de Acordo de Mútua Colaboração, com a interveniência da Autarquia Municipal de Cultura e Turismo de Gramado – Gramadotur, realizadora do Festival de Cinema de Gramado.
Inscrições e regulamento:
No ato da inscrição, é necessário o preenchimento de todos os itens do formulário eletrônico de inscrição online, disponível em inscricoescinema.com.br.
As inscrições deverão ser realizadas no site, conforme disposto no Art. 6º do regulamento, por universidade ou pessoa jurídica, produtora independente e detentora majoritária dos direitos patrimoniais do filme, devendo o responsável preencher integralmente o formulário eletrônico online correspondente.
A quantidade de filmes a serem inscritos obedecerá ao seguinte: para cada empresa produtora: até três filmes; para cada diretor(a): até dois)filmes, mas somente será selecionado um único filme por diretor(a); para cada universidade: até cinco filmes, cuja listagem com os títulos dos até cinco filmes inscritos deve ser informada pela universidade via e-mail institucional a ser enviado para o endereço eletrônico festivaldecinema@gramadotur.net.br até o dia útil posterior ao término do período de inscrições para convalidação das inscrições universitárias.
Eventuais questionamentos, durante as inscrições, também deverão ser encaminhados à organização do Festival de Cinema de Gramado pelo e-mail festivaldecinema@gramadotur.net.br.
Comissão Organizadora
A Comissão Organizadora do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema - Mostra Gaúcha de Curtas é integrada por representantes do Parlamento gaúcho, Gramadotur, Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do Rio Grande do Sul (APTC-RS), Fundação Cinema RS (Fundacine), Sindicato da Indústria Audiovisual do Rio Grande do Sul (Siav-RS), Associação dos Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS) e Instituto Estadual de Cinema (Iecine).
Jurados e categorias
As Comissões de Seleção e de Jurados serão constituídas por até cinco integrantes cada uma, indicados pela Comissão Organizadora do Prêmio Assembleia Legislativa de Cinema Gaúcho, vedada a nomeação de membro que já tenha composto as mesmas Comissões consecutivamente nas duas últimas edições do Prêmio.
A Comissão de Jurados, formada por realizadores, jornalistas, críticos e professores com atuação em outros estados do Brasil, analisa as obras selecionadas e atribui a premiação, troféu e prêmio em dinheiro, em 11 categorias:
- Melhor Filme;
- Melhor Ator;
- Melhor Atriz;
- Melhor Direção;
- Melhor Roteiro;
- Melhor Fotografia;
- Melhor Montagem;
- Melhor Direção de Arte;
- Melhor Música (Trilha Sonora);
- Melhor Edição de Som (Desenho de Som);
- Melhor Produção Executiva.
Quase 900 filmes brasileiros inscritos no Festival
O 51º Festival de Cinema de Gramado já se consolida como uma edição histórica, superando índices de anos anteriores. Em 2023, houve um aumento de 9% no número de filmes inscritos para as mostras de Curtas-Metragens Brasileiros (CMB), Longas-Metragens Brasileiros (LMB) e Longas-Metragens Documentais (LMD) em comparação com a edição de número 50.
Ao total, foram 897 filmes inscritos: 119 longas-metragens brasileiros, 145 longas-metragens documentais e 633 curtas-metragens brasileiros participarão da seleção que irá definir quais serão exibidos na tela do Palácio dos Festivais para concorrer ao disputado Kikito.
As inscrições para os Longas-Metragens Gaúchos terão início no dia 2 de maio.