PARA VOCÊ!

Festival de Choro e últimos dias de folclore internacional marcam o final de semana na Região das Hortênsias

Gramado também tem programações gratuitas para curtir, nas margens do Lago Joaquina Rita Bier

Publicado em: 01/08/2024 12:19
Última atualização: 01/08/2024 12:20

 O final de semana será de música, gastronomia, exposição e folclore. A Região das Hortênsias conta com diferentes atrações para o público dos mais distintos gostos. 

Em São Francisco de Paula, o Festival de Choro terá a presença da carioca Nilze Carvalho. Em Nova Petrópolis, o Festival Internacional de Folclore encerra no domingo com Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade. 

Terceira edição do Festival de Choro da Serra Gaúcha será de 2 a 5 de agosto em São Francisco de Paula, com entrada franca Foto: Andre? Feltes/Divulgação

Veja todas as dicas para curtir os próximos dias abaixo. 

Festival de Choro da Serra Gaúcha

Quatro dias de celebração da música brasileira. Entre esta sexta-feira, dia 2, e a segunda, dia 5, São Francisco de Paula realiza o Festival de Choro da Serra Gaúcha, que reunirá amantes da cultura popular nacional. O show de abertura será nesta sexta, às 16 horas, na Prefeitura.

No sábado, dia 3, 10 horas, haverá a composição coletiva do festival, com o professor Mathias Pinto. Depois, às 13 horas, um painel sobre o ritmo musical como patrimônio histórico e imaterial, com Rafael Velloso. As ações serão no Centro de Informações Turísticas de São Francisco de Paula.

O destaque da edição deste ano fica por conta da participação da aclamada sambista e multi-instrumentista carioca Nilze Carvalho, também no sábado. A programação ocorrerá entre 15 e 21 horas, no Mátria Boulevard, espaço dentro do Mátria Parques de Flores. Não será cobrado ingresso para curtir as atrações musicais, somente para quem quiser visitar os jardins do atrativo.

O festival contará, ainda, com uma seleção de artistas e grupos que representam o que há de mais vibrante na música brasileira. Desde o choro até outros ritmos que compõem a diversidade sonora do País.

No domingo, dia 4, às 11 horas, a Roda de Choro de encerramento será no Lago São Bernardo. Em caso de chuva, será cancelada. O evento continua, na segunda, dia 5, com oficinas nas escolas municipais de São Chico.

A programação completa está disponível em festivaldechoro.com.

Programação para curtir em Gramado

Gramado tem programações gratuitas para curtir neste final de semana, nas margens do Lago Joaquina Rita Bier.

Feira do Lago Joaquina Rita Bier Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

No sábado e domingo, dias 3 e 4, das 10 às 17 horas, ocorrerá a Feira Criativa Joaquina, onde artistas locais expõem e comercializam seus artesanatos. De forma paralela, haverá, no local, a Feira Agro e o Piquenique Colonial, com possibilidade de adquirir produtos diretamente de produtores rurais.

Também terá muita música. No sábado, dia 3, às 10h30, haverá apresentação do Coro Vozes de Gramado. Ao meio-dia, show com Alisson Muniz. Às 15 horas, o Coral Etnias de Gramado. Fechando o dia, às 16 horas, apresentação da Invernada Artística Juvenil do CTG Manotaço. Quem vai comandar o som nos intervalos, entre 10 e 17 horas, será o DJ Sandro. No domingo, às 15 horas, o Coro Vozes de Gramado voltará a abrilhantar o entorno do lago.

Em caso de chuva, a programação será transferida para a semana seguinte.

Polentaço de Monte Belo do Sul

Um dos pratos mais típicos do Estado, a polenta, será o carro-chefe de um evento, em Monte Belo do Sul, até o domingo, dia 4. O Polentaço chega na 12ª edição para mostrar as mais variadas combinações gastronômicas do prato.

Polentaço de Monte Belo do Sul realiza 12ª edição nos dias 2, 3 e 4 de agosto Foto: Augusto Tomasi

A festa, que tem entrada gratuita, será realizada na Praça Padre José Ferlin, na área central da cidade. Barraquinhas serão distribuídas no local e farão a comercialização dos quitutes. Além da polenta, o visitante encontrará opções gastronômicas diversas, bem como a comercialização de vinhos, espumantes e sucos de uva de vinícolas montebelenses e itens da agroindústria familiar e artesanato.

Para coroar essa celebração, uma das principais atrações da festa: os tombos de duas polentas gigantes, com cerca de 800 quilos cada. Nesta edição, um deles ocorrerá no sábado, dia 3, às 16h45, e outro no domingo, às 14h30 – com posterior distribuição gratuita, em porções, ao público.

A iguaria também rende uma exibição única e inusitada de esculturas feitas a base de polenta.

Para animar o evento, que ocorre junto à 10ª Festa do Agricultor, 15 atrações artísticas e musicais completam a programação, tendo Luiza Barbosa, na sexta-feira, dia 2, às 19h30. Ragazzi Dei Monti, às 15 horas, e Gaúcho da Fronteira, às 22 horas, no sábado, dia 3. Thainá e Thairine, da Família Azzolini, às 14h45 do domingo, dia 4, e Banda Nova, às 17 horas, encerrando a programação.

Haverá, também, oficinas de mosaico artístico e pintura em tela com vinho.

Tricofest até o dia 11 de agosto

A Tricofest segue em Picada Café até o dia 11 de agosto, sempre nas sextas, sábados e domingos. As malharias têm celebrado os resultados do evento, que antes teve edição em Nova Petrópolis.

De acordo com o empresário Jonas Knorst, da Tricoart, as edições representam 30% do faturamento anual da malharia. "E a edição de Picada Café está superando qualquer expectativa. Para a nossa marca, as vendas estão 25% superiores ao ano passado, que já tinha sido muito bom em público e vendas", conta Jonas, que também é o coordenador de comunicação do evento.

Tricoart é uma das expositoras e celebra os resultados Foto: Vanessa Cristina/Divulgação Tricofest

O empreendedor do setor de malharia acredita que o evento, que manteve o sucesso no último final de semana, siga em crescimento. "Antes Picada Café não tinha um evento específico para compras, estamos na terceira edição e ele cresce a cada ano. Teremos um evento melhor ainda do que o ano passado. Os outros expositores, com certeza, estão tendo números como os nossos. Estamos muito felizes e satisfeitos", completa.

A Tricofest ocorre das 9 às 18 horas, no Parque Histórico Municipal Jorge Kuhn.

Paisagem Lírica de Fábio Petry

Médico anestesista há mais de 30 anos, Fábio Petry, tem como uma das paixões a fotografia. Nos últimos 15 anos, combinando o olhar apurado e a sensibilidade, ele reuniu aproximadamente 100 mil registros.

A partir do sábado, dia 3, um recorte dessas fotos estará em exposição no Centro Municipal de Cultura Arno Michaelsen, em Gramado. A mostra é denominada Paisagem Lírica.

Fábio Petry celebra 15 anos de trajetória com a exposição Paisagem Lírica, no Centro Municipal de Cultura de Gramado Foto: Fábio Petry/Divulgação

"É inegável meu interesse pela fotografia em preto e branco, que sempre me inspirou graças aos fotógrafos clássicos. Dentro dessa perspectiva, procuro os detalhes, as minúcias menos óbvias, os ângulos inusitados", destaca o artista.

A exposição gratuita segue até o dia 30 deste mês, sempre de segunda a sexta-feira, das 8 horas às 11h30 e das 13h30 às 17h30.

Olhares da Estação em Canela

Esta sexta, dia 2, é a última oportunidade para conferir a mostra Olhares da Estação. A exposição ocorre na Estação Campos de Canella. São dez telas a óleo, assinadas pelo artista Andre Waechter, que representam a vida em uma estação ferroviária. A ação é comemorativa aos 100 anos da chegada no trem na cidade.

As últimas atrações do Festival de Folclore

A 51ª edição do Festival Internacional de Folclore de Nova Petrópolis encerra no domingo, dia 4, na Rua Coberta e Praça das Flores. A programação do terceiro e último final de semana do evento tem muitas atrações.

No sábado, dia 3, os jogos germânicos serão uma diversão a parte, na área central da cidade. Às 10 horas, as competições de arremesso de ovo e bolão de corda. Já a partir das 16 horas, ocorrerá a disputa na modalidade chope em metro. Também na Rua Coberta, os grupos de dança prometem encantar o público, ao longo de todo o dia.

O último dia da 51ª edição do evento inicia com a Celebração da Vida, da Paz e da Diversidade, às 10 horas. A Banda Municipal de Nova Petrópolis dará sequência às apresentações no Palco da Diversidade, que receberá ainda os grupos da Alemanha, do Peru e da Argentina.

A Avenida 15 de Novembro estará repleta de diversidade, a partir das 15h45, com o Desfile de Integração. Os integrantes da Associação dos Grupos de Danças Folclóricas Alemãs de Nova Petrópolis irão representar os legados deixados pelos imigrantes alemães seguindo a temática do evento e os grupos que participam da festa desfilarão os coloridos trajes pela principal avenida da cidade.

Às 20h30 do domingo, iniciará a cerimônia de encerramento do 51º Festival Internacional de Folclore com a extinção da Chama Folclórica e, na sequência, será apresentado o espetáculo "Linhas de Memória". A produção apresenta lições sobre cooperatividade, gastronomia, religiosidade, música, dança e cuidado, legados dos imigrantes alemães preservados até hoje em Nova Petrópolis.

A programação completa está disponível no site festivaldefolclore.com.br.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas