abc+

DIRETO DO INTERIOR

Feira do Peixe Vivo ocorre pela primeira vez no Centro de Gramado; saiba sobre a edição

Até as 18 horas, o público poderá encontrar tilápias, de 900 gramas até 1,6 quilo

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 06/07/2024 às 11h:02
Publicidade

 O sábado (6) gelado, com sensação térmica baixa e presença de rajadas de vento, não afasta moradores que desejam variar o cardápio alimentar e incluir peixe nas refeições. Desde às 7 horas, ocorre no Expogramado a terceira edição da Feira do Peixe Vivo. Até as 18 horas, o público poderá encontrar tilápias, de 900 gramas até 1,6 quilo.

Feira do Peixe Vivo, em Gramado, ocorreu pela primeira vez no Expogramado



Feira do Peixe Vivo, em Gramado, ocorreu pela primeira vez no Expogramado

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Até mesmo o tanque com os animais precisou ser esquentado. Com panelas em um fogão a lenha, produtores aqueciam a água, para trazer conforto às temperaturas baixas.

Conforme Alisson Caliari, que iniciou a produção de peixes como um hobby na localidade do Morro Agudo, até 9 horas já havia sido vendido mais de 100 quilos de tilápia. “Estamos há um ano e meio, começamos com poucos, porque gostamos de peixes, então resolvemos arriscar e agregamos. Temos hoje carpas também, mas o foco são as tilápias”, explica.

Atualmente, eles possuem quatro tanques em funcionamento, com divisão por espécies e peso. Em um deles, há tilápias com mais de 3 quilos. “Existe todo um acompanhamento que é feito, com pesagem, qualidade da água, níveis de oxigênio. Hoje, por exemplo, quase cancelamos, porque esperávamos que a temperatura estivesse mais alta. Com esse frio, os peixes sofrem, é preciso cuidar com o choque térmico”, justifica.



A expectativa é que até o fim do dia possam ser vendidos em torno de 300 quilos da espécie. Quem tiver interesse em adquirir, encontrará a tilápia sendo comercializada por R$ 22/kg.

A ideia, ainda, segundo os produtores, é ampliar o leque de tipos de peixes, principalmente a partir do próximo ano. “Estamos estudando para trabalhar com estufas e tanques elevados, climatização. Temos um inverno rigoroso, o que complica a produção e algumas espécies e para trazer elas, são precisos investimentos. Mas queremos iniciar isso até o verão”, finaliza Alisson.

Alimento fresco com diversão

Moradores da cidade encararam o frio e foram aproveitar para adquirir o seu peixe. Suellen Suarez e seu filho Bernardo Coelho foram participar pela primeira vez e comprar. “Como as outras edições foram lá na Várzea Grande, ficava longe para a gente, pois moramos aqui perto do Expo. Então ficamos felizes quando soubemos que teria neste sábado”, revela.



O pequeno aproveitou o momento como diversão. Ele mesmo “pescou” com a rede o peixe que levariam para casa, de dentro do tanque. “A iniciativa é muito boa, a gente consegue o peixe bem fresco e ainda tem diversão para o pequeno pescar”, afirma a carioca, que mora em Gramado.

 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade