O sábado (6) gelado, com sensação térmica baixa e presença de rajadas de vento, não afasta moradores que desejam variar o cardápio alimentar e incluir peixe nas refeições. Desde às 7 horas, ocorre no Expogramado a terceira edição da Feira do Peixe Vivo. Até as 18 horas, o público poderá encontrar tilápias, de 900 gramas até 1,6 quilo.
Até mesmo o tanque com os animais precisou ser esquentado. Com panelas em um fogão a lenha, produtores aqueciam a água, para trazer conforto às temperaturas baixas.
Conforme Alisson Caliari, que iniciou a produção de peixes como um hobby na localidade do Morro Agudo, até 9 horas já havia sido vendido mais de 100 quilos de tilápia. “Estamos há um ano e meio, começamos com poucos, porque gostamos de peixes, então resolvemos arriscar e agregamos. Temos hoje carpas também, mas o foco são as tilápias”, explica.
Atualmente, eles possuem quatro tanques em funcionamento, com divisão por espécies e peso. Em um deles, há tilápias com mais de 3 quilos. “Existe todo um acompanhamento que é feito, com pesagem, qualidade da água, níveis de oxigênio. Hoje, por exemplo, quase cancelamos, porque esperávamos que a temperatura estivesse mais alta. Com esse frio, os peixes sofrem, é preciso cuidar com o choque térmico”, justifica.
A expectativa é que até o fim do dia possam ser vendidos em torno de 300 quilos da espécie. Quem tiver interesse em adquirir, encontrará a tilápia sendo comercializada por R$ 22/kg.
A ideia, ainda, segundo os produtores, é ampliar o leque de tipos de peixes, principalmente a partir do próximo ano. “Estamos estudando para trabalhar com estufas e tanques elevados, climatização. Temos um inverno rigoroso, o que complica a produção e algumas espécies e para trazer elas, são precisos investimentos. Mas queremos iniciar isso até o verão”, finaliza Alisson.
Alimento fresco com diversão
Moradores da cidade encararam o frio e foram aproveitar para adquirir o seu peixe. Suellen Suarez e seu filho Bernardo Coelho foram participar pela primeira vez e comprar. “Como as outras edições foram lá na Várzea Grande, ficava longe para a gente, pois moramos aqui perto do Expo. Então ficamos felizes quando soubemos que teria neste sábado”, revela.
O pequeno aproveitou o momento como diversão. Ele mesmo “pescou” com a rede o peixe que levariam para casa, de dentro do tanque. “A iniciativa é muito boa, a gente consegue o peixe bem fresco e ainda tem diversão para o pequeno pescar”, afirma a carioca, que mora em Gramado.
LEIA TAMBÉM