A 26ª Feira do Livro de Gramado já tem para ocorrer e será de 6 a 15 de outubro, no Lago Joaquina Rita Bier. Quem passa pela localidade, já encontra, inclusive, as casinhas que são ocupadas por editoras e estabelecimentos. E para comemorar o evento literário, a Secretaria da Cultura divulgou a patrona deste ano: Eleonora Medeiros.
Escritora, contadora de histórias e pedagoga, ela foi finalista do Prêmio Minuano de Literatura 2020. Já participou de inúmeros eventos literários no Brasil e na América Latina.
E o evento deste ano terá como decoração um projeto que nasceu da obra da autora, Uma colcha para cobrir o mundo. A partir do livro, surgiu a ideia da criação de uma enorme colcha para colorir a feira. Assim nasceu o Uma Colcha para Cobrir Vários Mundos, coordenado pelas servidoras da Secretaria da Cultura Margarete Anschau e Patrícia Ibarros dos Santos e escrito pela doutora em Literatura, Naiana Amorim.
O projeto partiu de uma premissa simples: reunir retalhos que seriam descartados por estofarias, empresas de cortinas, malharias, entre outros, e levar até escolas, clubes de serviço, universidades, e grupos de fortalecimento de vínculos para que fossem personalizados individualmente, respondendo qual é a importância da literatura para cada indivíduo.
A ideia surgiu quando a coordenadora do Atendimento Educacional Especializado (AEE) na Secretaria Municipal da Educação, Elize Souto, trouxe a necessidade de conhecer o mundo do outro. “O que penso sobre as (des)conexões humanas é que buscamos ouvir da boca do outro o nosso próprio pensamento, ficando – com isso – carentes de trocas e do crescimento”, declara.
Já são mais de 4 mil retalhos personalizados e cuja costura, para que sejam transformados em colchas, será feita pelo grupo voluntário Corações Afetuosos, coordenado por Ângela de Oliveira.
LEIA TAMBÉM
- Categorias
- Tags