O início do mês de outubro será marcado por muita cultura e literatura em Gramado. É a realização da Feira do Livro, de 6 a 15, e que contará com diversas novidades. Entre elas, está a criação do Plano Municipal do Livro, Leitura e Literatura.
O evento, que ocorre no Lago Joaquina Rita Bier, terá como patrona a professora, contadora de histórias e escritora Eleonara Medeiros, e como temática “Histórias que transformam”. A programação é preparada pela Secretaria da Cultura, com coordenação da servidora Margha Anschau, e deve ser divulgada nos próximos dias.
Mas, o que é certo, é que estão previstas contação de histórias, sessão de autógrafos, oficinas, apresentações musicais e bate-papos. Haverá, além das tradicionais bancas de vendas de livros, um estande dedicado aos autores gramadenses, que poderão comercializar suas obras.
Além do entorno do Lago e do Centro Municipal de Cultura, as escolas e espaços culturais do município também serão contempladas com ações da feira.
“Estamos preparando uma programação diversificada com o objetivo de atrair todos os públicos. Além de oferecer momentos de arte e cultura para a população, as feiras do livro têm o fundamental papel de despertar o prazer pela leitura e fortalecer projetos de cidades mais leitoras”, enfatiza o secretário Ricardo Bertolucci.
Outra ação importante da 26ª edição é o início da construção de um Plano Municipal do Livro, Leitura e Literatura, que deve ser documento básico para consolidação de políticas públicas de fortalecimento da literatura no município.
LEIA TAMBÉM