As atrações gauchescas em Gramado vão ter continuidade mesmo após o feriado de 20 de setembro. Até o dia 29 deste mês, ocorrerá a primeira edição do “Gaúchos – Festival da História, Cultura e Tradição”.
20 DE SETEMBRO: Criançada em Canela aprende desde cedo a valorizar a cultura gaúcha
O evento iniciou na quinta-feira, dia 19, e tem como foco a celebração da cultura do Rio Grande do Sul, com shows de música e dança, gastronomia, exposições, atividades infantis e de preservação da história. Realizado pelo Instituto RSNasce, as atividades gratuitas serão realizadas na Praça Major Nicoletti, no piquete instalado no Lago Joaquina Rita Bier, no Largo da Borges e no palco da Rua Coberta.
EDUCAÇÃO: Obras para instalar campus do IFRS em Gramado devem iniciar em 2025
Nesta sexta, às 19h30, haverá show, na Rua Coberta, com Luiza Barbosa. No domingo, dia 22, as apresentações serão com Shanna Muller e Renato Borghetti, a partir das 18 horas. A abertura oficial do festival será no sábado, dia 21, às 20h30. A Rua Coberta receberá um espetáculo com 50 artistas envolvidos e com participação da Orquestra Sinfônica de Gramado.
Para a “piazada”, neste final de semana, o piquete terá atividades de recreação infantil, das 16h30 às 18 horas. Às 15 horas do sábado, contação de histórias com teatro de bonecos, com Nelson Haas.
27ª EDIÇÃO: Feira do Livro de Gramado vai levar cultura e literatura à Praça das Etnias
No festival, o churrasco será representado pelo corte mais gaúcho de todos: a costela. Neste final de semana, a partir das 10 horas, acontece o “Costelaço”, onde chefs assadores apresentarão suas versões de preparo da costela. A atividade é gratuita e tem capacidade para 80 pessoas, conforme ordem de chegada.
O presidente do RSNasce, Vinícius Garcia, conta que o instituto tem o propósito de investir em iniciativas que vão ajudar na reconstrução da economia e do turismo do Estado, após a catástrofe climática. Com isso, criaram o evento para estimular essa retomada na região.
NOVO ESPAÇO: Única lotérica de Gramado muda de endereço para ampliar atendimento ao público
“Estamos muito empolgados porque conseguimos fazer, em um espaço curto de tempo, algo muito relevante, com muitas atrações. Vai ser, de fato, um festival que vai encantar o público e os visitantes de Gramado”, afirma, reforçando que há atividades voltadas para adultos e crianças.
Investimento
Conforme Vinícius, houve o investimento direto de R$ 2 milhões para a realização do evento, através também de entidades e empresas que se engajaram no projeto. Ainda, o presidente do instituto reforça que o intuito é que o festival tenha continuidade nos próximos anos, inclusive, sendo ampliado para todo o mês de setembro.
NOVIDADE: Franquia com dezenas de restaurantes no País vai abrir unidade em Gramado
“Até então, a gente tratou os festejos farroupilha e a questão da cultura gaúcha de uma forma muito interna. Chegou a hora da gente promover isso fora do Rio Grande do Sul, no Brasil e também em outros países”, pondera.
A programação completa do evento está disponível no site festivalgauchos.com.br.
LEIA TAMBÉM