Gramado esteve presente na Mostratec Júnior deste ano, que ocorreu em Novo Hamburgo, na Fenac. Até esta sexta-feira (27), os estudantes do 5º Ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Mosés Bezzi participaram da feira de ciência e tecnologia.
O evento é realizado anualmente e por lá são apresentados projetos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento humano realizados por jovens cientistas da educação infantil ao ensino médio.
Um dos projetos de Gramado tem como tema “A geometria espacial preservada na estrutura enxaimel na cidade de Gramado” e foi desenvolvido pelos estudantes Artur Ferrari Martins, Bernardo Dallarosa Moschen e Gabriela Prestes Ferrari, sob a orientação da professora Joice Fabiana Parisenti Rissi.
O outro, orientado pela professora Tayla Mueller Bonato e desenvolvido pelas discentes Antonella Mueller Bonato, Joana Holdorf e Rafaela Machado Timann, leva o título “Verdadeiro ou falso: desenvolvendo o senso crítico dos pré-adolescentes em relação às fake news”.
“Elas criaram uma palestra para apresentar para alunos entre 10 e 14 anos explicando os sete tipos de desinformação, dicas para identificar uma fake news e sites confiáveis para buscar informações quando houver dúvidas se a notícia é verdadeira ou falsa. Para que assim, todos consigam desenvolver seu senso crítico baseado em fatos”, diz a professora Tayla, que ainda apontou que as alunas foram convidadas a darem uma entrevista na Escola do Legislativo de Novo Hamburgo.
LEIA TAMBÉM