abc+

NOVO COMANDO

‘Estou muito entusiasmado com o que podemos fazer juntos’, diz Zuma sobre treinar o Gramadense

Estreia do técnico será contra o Caxias, pelo Gauchão Sub-20, no dia 1º de maio

Mônica Pereira
Publicado em: 25/04/2023 às 09h:45 Última atualização: 05/03/2024 às 10h:29
Publicidade

Eduardo Zuma, o novo técnico das equipes sub-20 e profissional do Gramadense, já tem data para estrear na beira do campo. Diante do Caxias, o clube inicia a jornada no Gauchão Sub-20 A1, na segunda-feira (1º), na Vila Olímpica, às 15 horas.

Eduardo Zuma é treinador do Centro Esportivo Gramadense



Eduardo Zuma é treinador do Centro Esportivo Gramadense

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Natural de Leme, no interior de São Paulo, o técnico, de 40 anos, tem vasta experiência no futebol. Atuou em clubes como Flamengo, São Paulo, Vasco, Athletico Paranaense e Coritiba. Zuma, como é chamado, também foi auxiliar técnico de Fernando Diniz, atual treinador do Fluminense.

Depois de conhecer a cidade, quando era técnico do Flamengo sub-16 – e vencer a Copa Gramado Laghetto -, Zuma teve o primeiro contato com a equipe do Gramadense e, então, surgiu o convite para iniciar um trabalho no clube da Serra gaúcha. Ele iniciou os treinamentos na primeira quinzena de abril de 2023 e afirma que foi bem recebido pelos atletas e que se apaixonou por Gramado.

“A cultura e filosofia do clube coincidem com o que eu acredito. O futebol é a maior ferramenta, junto com a educação, para transformar a vida das pessoas”, destaca o técnico. “O meu principal objetivo é que os atletas se tornem pessoas melhores. A nossa convivência está sendo muito boa e eu estou muito entusiasmado com o que podemos fazer juntos”, reforça.

Zuma pondera que toda experiência gera uma nova aprendizagem e que escolheu o Rio Grande do Sul para entender mais do futebol gaúcho, celeiro de grandes jogadores e também de técnicos. “Eu acredito muito no trabalho diário e o que eu tenho visto tem me agradado. Todos os desafios que eu vivi me dão um pouco de embasamento, mas é tudo novo”, descreve.

“É o caminho a longo prazo que determina quem nós somos e não os resultados de cada domingo. Espero ficar no Gramadense por muito tempo. Não tenho a intenção de ficar um ano e ir para outro lugar, a intenção é ficar. Conheço os propósitos do clube a longo prazo, e eu quero muito contribuir para que a gente alcance esses objetivos”, salienta Zuma.

Tobias Fernandes, capitão do sub-20, conta que a chegada do técnico deu um novo ânimo à equipe. “A gente está muito feliz. A gestão dele é muito diferente, sempre colocando primeiro a pessoa e depois o profissional. O Gramadense já tem isso há anos, mas a chegada dela agrega muito”, reforça o atleta. 

Início do Gauchão

Para a primeira etapa do Gauchão, Zuma frisa que o Gramadense possui um time que gosta de construir jogadas e que vai buscar melhorar alguns pontos, como o de pressionar o adversário todo o tempo.

Sobre as metas no clube, ele descreve que precisam ser pensadas jogo a jogo. “Você não consegue traçar uma meta de longo prazo, se não alcançar as pequenas. Primeiro, vamos ser competitivos, tentar controlar o jogo, depois representar o clube dentro e fora de campo. A quarta meta é buscar o resultado independente de jogar em Gramado ou jogar fora. E na frente de tudo isso, nossa meta é oportunizar aos atletas a chance de participar do jogo. Se a gente conseguir cumprir tudo isso e passar de fase, a gente sonha com outras”, conclui. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade