TURISMO NA SERRA

Estimativa aponta que 47 mil pessoas a menos passaram por Gramado em novembro e dezembro de 2023

Comparação é com o mesmo período de 2022; confira os possíveis motivos

Publicado em: 05/01/2024 11:00
Última atualização: 05/01/2024 11:09

A Secretaria de Turismo de Gramado afirma que a cidade recebeu o maior número de turistas da história em 2023. Conforme estimativa, foram pouco mais de 8 milhões. O aumento é de 6% em relação a 2022, ano em que o município recebeu em torno de 7,5 milhões de visitantes.

Baixa movimentação na Rua Coberta Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
O cálculo é baseado no fluxo das praças de pedágio da Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR). O vice-prefeito e secretário de Turismo, Luia Barbacovi, comenta que os números são positivos, apesar de um último trimestre prejudicado pelos eventos climáticos, alto custo das passagens aéreas e problemas ocorridos nas plataformas de reservas 123 Milhas e Hurb.

E isso refletiu na cidade. Dados mensais apontam para o menor número de turistas nos últimos dois meses do ano passado. Enquanto que, em novembro de 2022, passaram pela cidade 669,7 mil pessoas, em 2023, foram 638,4 mil. Em dezembro, foram, respectivamente, 772,8 e 757 mil. Ou seja, 47 mil pessoas a menos circulando neste período de alta temporada. Empresários atestam que a redução foi sentida nos negócios.

Além disso, durante as festas de final de ano, menos carros circularam pela região, segundo a EGR. Em 2022, o número foi de 113,1 mil. Em 2023, de 108,6 mil.

Luia reforça que a expectativa é aumentar o número de visitantes neste ano. “Estamos confiantes e trabalhando para garantir um ano de muita movimentação, garantindo uma economia pujante para Gramado e toda a região”, pondera.

“Preços fora do normal”

A movimentação na cidade tem sido acompanhada pela reportagem. Nas redes sociais, o assunto gera discussões e comentários. Para a maioria, os “preços fora do normal” explicam o menor fluxo de visitantes.

Um dos seguidores do JG aponta que Gramado é uma “cidade linda e bem cuidada, porém poderia ser mais acessível”. Ele complementa que é do interior de São Paulo. “Já sabia que encontraria preços altos, mas assusta mesmo assim. Tudo paga para entrar praticamente”, frisa. “Os preços de Gramado são fora da realidade. O turista procura outros locais para suas férias. Simples assim”, ressalta um outro comentário.

Por outro lado, os empresários também reforçam os custos para se manter uma empresa, apontando para o alto valor dos aluguéis, custo com mão de obra, insumos, entre outros.

Além da cidade, outros turistas destacam as passagens aéreas como complicador para chegar na região e organizar a viagem de férias. “Um casal para ir e voltar nesta época gastaria 8 mil reais! É um absurdo esses preços para Porto Alegre. Então muita gente de fora, principalmente de São Paulo, como eu, deixou de ir este ano”, comenta a leitora Ana Campana.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas