PROJETO GRATUITO

Espetáculo na Rua Coberta celebra formatura de alunos do Programa de Artes de Gramado

Cerca de 60% do elenco do Natal Luz é composto por estudantes ou ex-estudantes da formação artística gratuita; conheça

Publicado em: 01/11/2024 12:40
Última atualização: 01/11/2024 13:01

Jazz, sapateado, acrobacias, malabarismos, lira, tecido, balé e teatro. Essas são as modalidades que englobam o Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, voltado à formação artística de moradores de Gramado. Com quase 160 alunos, 35 deles se formaram nesta semana. A celebração, claro, foi no palco.

MERCADO DE TRABALHO: Feira de empregos em Gramado vai oferecer mais de 250 vagas em empresas

Turma de formandos do Programa de Artes de Gramado Foto: Cleiton Thiele/SerraPress/Divulgação
Integrando a programação do Natal Luz, na noite da terça-feira, dia 29, eles apresentaram, na Rua Coberta, um musical que foi cantado ao vivo. A história contada foi uma releitura da animação Encanto, da Disney.

ALTA GASTRONOMIA: Chef formada na Le Cordon Bleu inaugura restaurante francês em Canela

O espetáculo comemorou também o novo momento vivido pelo programa, que é oferecido pela Gramadotur. Em 2022, a diretora Grasiela Gil foi convidada para montar um plano pedagógico-artístico com foco na formação e qualificação dos estudantes. Desde então, essa é a primeira turma a se formar no modelo, que totaliza 240 horas de aulas, o que equivale a três anos.

Grasiela Gil Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Grasiela reforça que buscou referências em diversas renomadas escolas, como a Nacional do Circo, Bolshoi e Broadway. “Eu sou professora de Artes e tinha planos pedagógicos da escola, sempre preconizando as bases e diretrizes da Secretaria da Cultura”, aponta.

OBRAS: Bloco cirúrgico do hospital de Gramado receberá investimento de R$ 2,8 milhões

A coordenadora cita que o projeto é ligado ao mercado artístico da região. “Cerca de 60% do elenco do Natal Luz é composto por alunos e ex-alunos. Em hotéis temáticos, parques e restaurantes sempre tem alguém que passou pelo programa”, aponta Grasiela.

Totalmente gratuito, as audições para novos alunos acontecem em março de cada ano. 

MELHORIAS: Base de asfalto para alargamento da pista do aeroporto de Canela está sendo concluída

De aluna a professora

Julia Marschner Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Entre os seis professores está a Julia Marschner, de 20 anos. Ela ingressou no programa em 2013 e ficou por seis anos, aprendendo as mais diversas modalidades. Tendo como vocação o tecido acrobático e lira, começou a dar aulas particulares em 2021. Neste ano, foi convidada para retornar ao Programa de Artes como docente.

Julia diz que, na infância, tinha o sonho de fazer parte do Natal Luz e que o projeto a possibilitou realizar esse desejo ainda em 2013. “Eu participo hoje do Desfile de Natal, mas já fiz a Paradinha, Fábrica de Natal, muitos espetáculos”, aponta. Atualmente com 30 alunos no programa, ela reforça que busca passar a eles todo o apoio que teve nos anos em que era estudante.

AUMENTO: Reajuste salarial dos trabalhadores da hotelaria e gastronomia de Gramado pode chegar a 6,5%

Das formandas, Ana Julia Klatter, de 16 anos, é aluna da Julia. A adolescente faz aulas desde os 9 anos. Para ela, a formatura é um misto de tristeza, por terminar as aulas, mas com um sentimento recompensador. “A gente aprende muita coisa”, declara.

Augusto e Ana Júlia são alunos do programa Foto: fotos Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Os estudantes de outros ciclos do programa também se apresentaram, como o Augusto Hanel, de 14 anos. O jovem começou as aulas de teatro aos 9 anos e se apaixonou, tendo uma tendência ao teatro musical. Com a formatura marcada para o próximo ano, Augusto participa da produção de espetáculos, auxiliando Grasiela nas demandas. Ele também é artista do Natal Luz e se apresentou em outras cidades, como na abertura do Natal em Carlos Barbosa.

MAIS DE 6 MIL ALUNOS: Merendeiros auxiliam nos bons hábitos alimentares dos estudantes de Gramado

“Sou extremamente grata”

Duda Marrie foi a protagonista do musical Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Na apresentação da terça, a Duda Marrie, de 22 anos, teve a incumbência de ser a protagonista Mirabel Madrigal. Formando-se nas modalidades de teatro e jazz, ela já participou das aulas de técnica vocal. “Eu falava para os meus pais, quando era criança, que queria ser artista. Só que era uma realidade muito distante da minha. Tinha vontade de aprender e tive essa oportunidade com o programa. Sou extremamente grata”, declara.

Duda trabalha em um hotel temático e também atua no Natal Luz. Sobre os anos em que participou das aulas, declara que o maior ensinamento foi sobre o ser artista. “O artista a gente vê nos bastidores. É sobre o ser e não parecer”, aponta.

Os formandos

Neste ano, os formados são: Amanda Maia; Ana Júlia Klatter; Arthur Bocalon; Arthur Camargo; Beatriz Fogaça; Carolina Lima; Desiré Molina; Edson Filho; Eduardo Veras; Emilly Nunes; Felipe dos Reis; Felipe Porto; Fernanda Dahmer; Giovanna Narciso; Heber Parodes; Helena Kleine; Herica Masotti; Isabelli Arend; Isabella Bazzei; Joana dos Santos; Klara Ferreira; Lívia Mareque; Luana Lucena; Manuela Galgaro; Maria Cecília Ferreira; Maria Eduarda da Silva; Martina Genci; Matheus Lovatto; Nestor Fajardo; Pedro Lucca da Silva; Rafaela Ferreira; Rafaela de Oliveira; Valentina Model; Valentina Strey e Verônica Lanes.

O espetáculo também teve direção da professora de teatro Carla Ferreira, a edição da trilha e direção musical foi de Glédison Martins e as coreografias e direção ficaram sob responsabilidade de Ligia Fagundes.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas