INSCRIÇÕES ABERTAS

Espaços são ampliados e há mais vagas disponíveis para os projetos de contraturno escolar em Gramado

Quatro salas foram construídas no ginásio da Vila Olímpica, para atividades de ballet, jiu-jítsu, capoeira e karatê

Publicado em: 02/09/2023 11:25
Última atualização: 21/10/2024 09:58

O esporte como ferramenta educativa e social. Como uma forma de tirar a criançada da rua e proporcionar atividades de lazer no contraturno escolar, a Prefeitura de Gramado ampliou a estrutura do Ginásio Pedro Tissot, na Vila Olímpica, no bairro Várzea Grande, concluindo a construção de quatro novas salas.

Aulas de capoeira são realizadas na Vila Olímpica, em Gramado Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Em uma união entre as secretarias de Esporte e Educação, esses espaços serão destinados para que os estudantes aprimorem as habilidades nos mais diversos esportes e também contem com uma estrutura para outras atividades didáticas.

Conforme o secretário de Esporte e Lazer, Lucas Roldo, a Vila Olímpica é um dos 24 pontos de Gramado que recebe projetos no contraturno. Ao todo, são 2,1 mil vagas para crianças e adolescentes, entre os 5 e 15 anos, com pouco mais de 300 somente no Ginásio Pedro Tissot. São oferecidas aulas de futsal, vôlei, ballet, jiu-jítsu, capoeira e karatê.

“O intuito é usar as modalidades como ferramenta de educação, o esporte como uma ferramenta social. Então, independente da modalidade escolhida, o importante é que essas crianças estejam no esporte”, reforça o secretário. Para a estruturação do ginásio, foram investidos pouco mais de R$ 1 milhão. Além das salas, banheiros e almoxarifados foram construídos.

"A gente consegue construir um mundo melhor"

Aulas de capoeira são realizadas na Vila Olímpica Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Uma das salas é ocupada pelas oficinas de capoeira, ministradas pelo Airton Mendes, mais conhecido como Juruna. São 35 crianças atendidas no projeto Ginga Gramado, da Associação Tem Dendê, que existe há dez anos. Durante o ano, editais foram abertos para entidades que tinham interesse em realizar atividades com as crianças. Nesses casos, os professores são pagos pela Prefeitura, sem custo algum para os alunos.

“Nas aulas, as crianças aprendem, principalmente, a disciplina, mas também o respeito e educação. Isso faz com que uma criança se torne um adulto melhor. Tem ainda a parte física, pois a capoeira engloba várias artes, a de fazer atividade física, tocar berimbau, cantar. Quando o aluno aprende um pouco de cada, ele se torna uma pessoa bem dinâmica, consegue se desenvolver melhor na vida”, frisa o mestre, que pratica o esporte há 35 anos.

Juruna Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
Conforme o instrutor, alunos do projeto têm se destacado e participado de competições, uma delas ocorrerá em novembro, em Gramado. “Acredito que assim a gente consegue construir um mundo melhor. Fico feliz que essas crianças podem participar das aulas sem pagar nada, pois quando eu comecei, há 35 anos, tive que arcar com os custos. Então, é bacana ver que eles estão tendo essa oportunidade”, conclui Juruna.

Inscrições abertas 

A Secretaria de Esporte e Lazer conta com vagas abertas para crianças e adolescentes interessados em participar das atividades no contraturno escolar, que ocorrem em diferentes bairros da cidade. Outras informações podem ser consultadas pelo WhatsApp (54) 9 8406-6940.

Mais de 30 áreas de lazer 

Lucas Roldo Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL
“De um modo geral, temos uma estrutura física excelente para o esporte. Somos a Cidade Sul-Americana do Desporto 2023 e isso foi conquistado também porque exploramos todos os espaços. Não temos lugares públicos ociosos para a prática esportiva”, argumenta Lucas.

Segundo dados do Executivo, mais de R$ 3 milhões serão investidos em construções e reformas de praças e áreas de lazer. “Temos mais de 30 em toda a cidade e todas receberam ou vão receber alguma melhoria”, atesta o secretário. Na lista, as novas praças dos loteamentos Celita e Mazzurana devem ser concluídas até o final do ano. Está aberto também processo de licitação para a revitalização da Praça da Miss.

O complexo do Perinão, que já teve parte reformada, contará com manutenção da pista de skate, duas quadras de pickleball e uma de grama sintética.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas