EROSÃO DO SOLO
Equipamentos vão analisar rupturas da Rua Gil e Emílio Leobet, em Gramado
A volta do tempo seco permite às equipes da Prefeitura de Gramado e dos geólogos a implantação de ações visando a análise de dados
Última atualização: 07/06/2024 14:55
A volta do tempo seco permite às equipes da Prefeitura de Gramado e dos geólogos a implantarem ações visando a análise de dados, referente às movimentações de solo. Conforme a secretária do Meio Ambiente, Cristiane Bandeira, e a procuradora-geral do Município, Mariana Reis, os trabalhos na Rua Gil e na Emílio Leobet - na conhecida Estrada Velha - foram intensificados nesta semana.
As vias tiveram deslizamentos de terra e apresentam erosão do solo, decorridas de duas rupturas.
“Semana passada fizemos intervenções para garantir a conservação e estabilidade da adutora de água, a Corsan esteve ali. Hoje [terça-feira], fizemos através da Procuradoria o decreto autorizando a intervenção em áreas marcadas, todo esse traçado significa a implantação de alguns equipamentos a exemplo do que foi feito no Loteamento Orlandi”, afirma Cristiane. O objetivo é obter resultados preliminares.
“Esses dados visam o que, verificar nessas rupturas a movimentação delas, qual o trajeto que elas vão fazer em caso de novo desmoronamento e a velocidade que isso está ocorrendo. A partir do momento em que a gente entender isso, passamos para outra etapa que são as intervenções de estabilização e aí sim a gente volta a liberar o acesso, o trânsito”, coloca a secretária.
Conforme as representantes do Executivo municipal, o trabalho principal é preservar vidas e, ainda, as residências da Dutra, nas ruas Amazonas e Roraima, localizadas em área de risco moderada. No local, o perigo se deve ao risco de escorregamento da encosta da Emílio.
Tapumes foram colocados na tarde desta sexta-feira (7), no local onde estão as rachaduras.
Não há no momento previsão de liberação da localidade. A Gramado Turismo, operadora de ônibus que realiza o transporte coletivo no bairro Dutra, terá uma nova rota a partir deste final de semana, para fazer a ligação entre a localidade e o Centro, além do Mato Queimado.
Um estudo sobre uma possível abertura para ligar a Avenida Central e o bairro Dutra, via Parobé Linha Nova, está em fase inicial.