abc+

CONCURSO

Empresária de Gramado conquista prêmio internacional de turismo sustentável

A iniciativa é da Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas (Fiaseet)

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 19/10/2024 às 11h:54 Última atualização: 19/10/2024 às 11h:55
Publicidade

 A gramadense fundadora da Rossi e Zorzanello, a empresária Marta Rossi, conquistou um prêmio internacional nesta semana, na República Dominicana. Ela venceu a terceira edição do “Boas Práticas em Turismo Sustentável e ODS Rumo a uma Geração de Igualdade”. O Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, evento que a empresa da Serra organiza, também conquistou o primeiro lugar na categoria Associada.

Empresária de Gramado, Marta Rossi



Empresária de Gramado, Marta Rossi

Foto: Gustavo Merolli/Divulgação

A iniciativa é da Federação Internacional de Associações de Executivas de Empresas Turísticas (Fiaseet). A divulgação dos resultados ocorreu durante o congresso da entidade, que encerrou na sexta-feira (18). 

“Não almejamos premiações, mas o bem-estar das nossas comunidades. Reconhecimentos como este nos orgulham e mostram que estamos no caminho certo”, destaca Marta.

LEIA TAMBÉM: Maior feira de malhas do Sul poderá ter programação ampliada em 2025; confira detalhes

A empresária é responsável por eventos importantes em Gramado e foi premiada por suas práticas que promovem o desenvolvimento sustentável nas esferas econômica, ambiental e sociocultural. A Rossi e Zorzanello é responsável por marcas como o Festuris Gramado e o Connection Terroirs do Brasil, além do extinto Chocofest.

A Federação foi criada no México em 1980, e possui atuação em dez países: Brasil, Espanha, Argentina, Uruguai, Paraguai, Chile, Peru, República Domínio, Panamá e México. A participação no concurso foi uma indicação da Associação Federativa de Executivas de Empresas de Turismo (Afeet), que atua no Brasil há 41 anos.

Movimentação de milhões

Com o Festuris, no ano passado, a economia local e regional teve um impacto de cerca de R$ 50 milhões. Em negócios durante a feira, a estimativa é de que foram gerados mais de R$ 400 milhões.

VEJA AINDA: Carro capota, cai em área do Lago Negro e deixa feridos

Na área ambiental, o evento é pioneiro no debate e proposição de alternativas para a sustentabilidade no turismo. Uma das ações realizadas é a Árvore da Integração, que envolve o plantio de uma araucária no pátio do Centro de Eventos. A iniciativa também inclui a distribuição de mudas e práticas como a redução do uso de plásticos durante o evento, bem como a separação de resíduos e a destinação correta.

No âmbito social, Marta apoia mensalmente o Selo Empresa Amiga da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).

Durante o Festuris, a Apae e a Associação Materna de Apoio e Empreendedorismo recebem apoio (Amae). A Escola Municipal Vicente Casagrande também é contemplada com recursos oriundos do transporte solidário, que oferece transfer do aeroporto até Gramado durante o evento. Atividades envolvendo o Pama e a Semearhis também são realizadas.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade