ASSUMIRÁ DIA 26 DE FEVEREIRO
Empresa que venceu leilão do Parque Knorr afirma que regras do tombamento serão respeitadas e temática de Natal mantida
Prawer Chocolates, através da HR Group, se manifestou em nota oficial nesta terça-feira (20) após polêmicas envolvendo a compra da área protegida por lei
Última atualização: 20/02/2024 15:15
A HR Group, empresa que comprou a Prawer Chocolates e venceu o leilão do Parque Knorr, em Gramado, assumirá a área tombada, ocupada atualmente pela Aldeia do Papai Noel, na segunda-feira (26). Com as polêmicas envolvendo a saída do parque temático de Natal do local e o anúncio realizado de implantação de um novo atrativo, devido às regras que proíbem mudanças pelo decreto municipal de tombamento, a empresa se manifestou na manhã desta terça-feira (20) sobre o assunto.
Em nota, colocam que a compra por R$ 33,8 milhões da área de quase 90 hectares ocorreu "em igualdade de condições com outros arrematantes, inclusive a Prefeitura de Gramado".
Ainda pontuam que as melhorias que precisarão ser feitas na localidade ocorrerão "sem ferir em qualquer norte o tombamento (ocupando exatamente as mesmas áreas e extensões que a locatária anterior fazia uso – sem mais, nem menos)".
A HR Group assumirá o Parque Knorr na segunda-feira e afirma que já contará com "assessoria profissional ambiental e legal para que tudo se desenvolva dentro da mais estrita legalidade". Ainda, pontuam no documento que "de igual sorte, ao resguardo e monitoramento, temos comunicado o Ministério Público, como fiscal da lei, para que nada possa macular o processo".
Após a compra no final do ano passado, a Procuradoria-Geral do Município reforçou que o tombamento em si deverá ser respeitado. "É importante relembrar que o Parque Knorr é tombado e não há a possibilidade alguma da empresa adquirente alterar ou modificar o parque, especialmente construir na área. Portanto, não há prejuízo ao patrimônio cultural, histórico e paisagístico, os quais permanecerão intocáveis", argumentou na época a procuradora Mariana Reis.
A empresa de Santa Catarina ressalta que a atividade irá gerar inúmeros empregos diretos e indiretos, inclusive "com substancial aumento de arrecadação ao município e, consequentemente à cidade pelo novo fluxo turístico para a atração".
O comunicado finaliza o posicionamento dizendo que "hoje, somos Gramado e queremos também uma Gramado cada dia mais radiante, linda e próspera".
Entrevista exclusiva
Na segunda-feira (19), o ABCMais conversou com o proprietário do HR Group, Haroldo Ribeiro, sobre a compra de 47 lojas no complexo Vita Boulevard. A intenção do empresário é transformar as salas comerciais em outlets de grandes marcas nacionais e internacionais e a operação plena deve já estar em funcionamento até o início do segundo semestre.
De forma exclusiva, ele conversou com a reportagem sobre a situação da Aldeia do Papai Noel e do Parque Knorr. "Nós pretendemos revitalizar o parque, a área que já é ocupada pela Aldeia, com tematização de Natal. Queremos instalar uma atração de chocolate, mas dentro e com respeito total às regras do tombamento, " coloca Ribeiro.
Segundo Haroldo, houve uma tentativa de conciliação com os responsáveis pelo atual atrativo turístico, para manter os equipamentos instalados. Porém, não se chegou a um consenso e a locatária já faz a remoção dos objetos próprios.
"A nossa ideia a partir disso é colocar itens novos de Natal, dar aquela cara de quando você anda na Borges de Medeiros durante o período do Natal Luz. Queremos fazer algo bacana", complementa.
No dia 26, uma visita deve ser realizada ao local. "No recebimento vamos ir até o parque. Vamos requerer que a Promotoria ou Prefeitura nos acompanhem, para verificar como está a situação na data que assumimos", explica Haroldo. O Parque Knorr conta com a primeira casa construída em estilo bávaro, data de 1940, além de itens históricos tombados e de patrimônio público, pertencentes ao alemão Oscar Knorr.
Ainda de acordo com o proprietário da empresa adquirente, três propostas serão disponibilizadas em benefício da comunidade. A primeira diz respeito à isenção de ingresso para todos os gramadenses e moradores da cidade, que confirmem o domicílio. A segunda ideia é contemplar a rede municipal de ensino. "Todos os alunos de escolas públicas de Gramado não pagarão, poderão passar o dia, conhecer as espécies arbóreas que muitas delas estão ali", diz.
Por fim, o local será disponibilizado para a Prefeitura de Gramado, para a realização de eventos, tais como Gramado in Concert ou apresentações do Natal Luz. Parte dos resultados financeiros do atrativo também serão doados ao Hospital Arcanjo São Miguel. "Não é porque é privado, é meu, não quero. Queremos que a comunidade participe, esteja junto conosco", finaliza.
Relembre o caso
O Parque Knorr, em Gramado, foi leiloado no dia 31 de outubro de 2023 e teve a venda homologada no dia 6 de dezembro, pela 4ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro. O ponto turístico, que é tombado por lei municipal e abriga a Aldeia do Papai Noel, foi adquirido por R$ 33,8 milhões pela HR Group, de Balneário Camboriú (SC), a mesma empresa que comprou recentemente a Prawer Chocolates, também em Gramado.
O local, com 87 mil metros quadrados, era uma propriedade privada e pertencia à massa falida de Tropical Hotelaria, um antigo grupo da empresa Varig.
Uma impugnação ao processo chegou a ocorrer, devido a um possível pedido de preferência por parte da empresa que loca o espaço atualmente, no caso, a Aldeia do Papai Noel. O empreendimento com tema natalino foi construído em 2006 - período anterior ao tombamento do Parque Knorr, que ocorreu em 2018.
Semanas após a compra do Parque do Knorr, a HR Group comunicou que desejava instalar um novo parque temático no local, que tem como tema o filme A Fantástica Fábrica de Chocolate. Entretanto, o assunto gerou polêmicas na cidade justamente pelo tombamento municipal - que não permite novas construções e modificações que possam vir a afetar a área ou paisagem.
Uma das dúvidas que se tinha dizia respeito à saída ou não do atrativo de Natal do terreno, que foi confirmado com a decisão judicial em 19 de dezembro.