abc+

ESPERANÇA

AEROPORTO: Turismo de Gramado se prepara para retomada do Salgado Filho

Reabertura parcial com retomada dos voos está marcada para a próxima segunda-feira

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 18/10/2024 às 12h:14 Última atualização: 18/10/2024 às 12h:42
Publicidade

Segunda-feira, 21 de outubro, a partir das 8h10. Nesse dia e horário, chega o primeiro voo no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, após mais de cinco meses de fechamento do terminal, devido aos estragos causados pela enchente de maio. É a retomada que representa não apenas o início de um novo ciclo, mas também, leva esperança e expectativas.

Um setor que anseia pela reabertura e está em contagem regressiva é o turístico, na Serra gaúcha, duramente afetado pelo menor número de visitantes. Cerca de 86% da economia de Gramado gira em torno do segmento.

Hotéis se preparam para receber mais hóspedes com a retomada do aeroporto

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

“Nossa expectativa era passar dos 80% de ocupação hoteleira em 2024, porque todo o comportamento deste ano, de janeiro a abril, estava melhor do que ano passado. Então a previsão era ir aumentando, mas infelizmente, acabou diminuindo”, coloca o secretário de Turismo de Gramado, Ricardo Bertolucci Reginato.

LEIA TAMBÉM: Canela terá programação especial em dezembro para comemorar 80 anos de emancipação

Dados da catástrofe

Conforme o presidente do Sindtur Serra gaúcha, o movimento existente não era o suficiente para o mês. “Perdemos em torno de 50% do fluxo mensal. Foram em torno de 1,5 mil demissões, sem ajuda e incentivos do governo federal, todos tiveram dificuldades com o fluxo de caixa, que foi a zero”, lamenta Claudio Souza.

Café pronto para receber os futuros hóspedes

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

O secretário Ricardo também traz em números o efeito da catástrofe em relação ao turismo. “Em maio, fechamos com 12% de ocupação hoteleira, foi o mês em que houve o episódio da chuva, enquanto que no ano passado, estávamos com 60%. Em junho, fechamos com 35% de ocupação e, em 2023, em 65%. Em julho, quando começamos toda a estratégia de retomada, a gente fechou na casa dos 55% e, ano passado, em 76%”, relata. A crescente procura ocorreu, principalmente, com a reabertura de estradas.

Haverá contratações de fim de ano?

Desde agosto, há estabilidade nos números de demissão. Durante o Natal, a mão de obra deve ser mais buscada.

Segundo o presidente da Abrasel Hortênsias, com a temporada natalina e a reabertura do terminal, as perspectivas para a gastronomia são muito positivas. “O último feriado foi uma amostra do movimento nas cidades. O setor foi muito castigado e com a melhora gradativa, a tendência é que as contratações voltem a acontecer”, afirma Marcelo Wazlawick.

VEJA AINDA: Gramado poderá ter colheita recorde de morangos em 2024

“Vai depender do volume de circulação. Vamos ter que acompanhar o mercado e ver como vai se reestabelecer. Mas em conversas com a rede hoteleira e com agências de receptivo, vemos que está reaquecendo”, completa Ricardo.

“A cidade está segura, todos os empreendimentos abertos, estradas restabelecidas, agora é vir e desfrutar de uma das melhores cidades do Brasil. Queremos retribuir todo o carinho que recebemos do Brasil, entregando o que temos de melhor, bem recebendo, encantando as pessoas e fazer com que as pessoas vivam experiências inesquecíveis”, finaliza o secretário.

Esperança e apreensão

As expectativas, com a retomada e também o início dos eventos natalinos na próxima semana – Natal Luz na quinta-feira e Sonho de Natal no sábado – são positivas. Mas as entidades e os próprios empreendimentos preferem não falar em números e argumentam que é necessária cautela.

“É cedo para falar sobre fluxo, a procura está um pouco tímida ainda. Estamos apreensivos, mas otimistas, porque como falamos em outras oportunidades, perdemos janela de vendas. Agora, é esperar por aqueles turistas de última hora”, justifica Claudio Souza.

OPORTUNIDADE: Câmara de Gramado abrirá vaga temporária com remuneração de R$ 8,6 mil; saiba mais

Com a demanda da malha aérea centralizada em Estados como São Paulo e Rio de Janeiro, espera-se que esses destinos venham em maior quantidade de público. No momento, as datas mais procuradas pelos visitantes são durante o Festuris – Feira Internacional de Turismo de Gramado, que ocorre em novembro, assim como para Natal e Réveillon.

O secretário também vê um cenário instável, no momento. “As pessoas, estão querendo esperar, ver pra crer. Quando o aeroporto reabrir de fato, deve aquecer um pouco mais”, frisa.

Crescimento na busca por reservas

Apesar de o Salgado Filho não ter tido funcionamento, Gramado recebia normalmente os turistas. E diversos parques e hotéis não pararam, pelo contrário: buscaram investir e aprimorar ainda mais as experiências e serviços que são oferecidos.

A rede hoteleira de Gramado e uma das maiores do Estado, a Laghetto Hotéis, já está com os 12 estabelecimentos da cidade e os dois de Canela prontos com decoração de Natal. No dia 24, fará um acendimento das luzes externas a partir das 20 horas, para impactar e trazer ainda mais beleza e encanto aos visitantes. Também, anunciou duas novas unidades no processo de expansão – uma em Caxias do Sul e outra no Espírito Santo.

VOCÊ VIU? Restaurante de Gramado é colocado entre os 10 melhores do Brasil por plataforma de viagens

“Passamos por momentos difíceis, mas nunca paramos, sempre visando o futuro, esse momento tão esperando. O dia 21 é muito aguardado”, comenta Carina Santos, gerente de Vendas.

Laghetto Hotéis já conta com decoração de Natal para receber visitantes

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Nos empreendimentos da empresa, oscilação da ocupação foi percebida. “Tivemos alguns cancelamentos com as enchentes, mas nos finais de semana a gente manteve a ocupação nas alturas, com público local e regional. Só que sabemos que dois dias da semana não pagam as contas”, afirma.

Desde o primeiro voo, a marca estará com o mascote no aeroporto, o Laghettinho, recepcionando os passageiros. O maior público que costuma se hospedar na rede, nos mais de 1,7 mil leitos nas duas cidades, vem de São Paulo. Então, é esperada que a retomada seja positiva.

“No período das enchentes tivemos desligamentos, assim como todo o trade. Mas hoje estamos com 1,2 mil colaboradores. E estamos com 56 vagas em aberto em Gramado e Canela”, explica Carina.

O crescimento nas reservas é observado na Laghetto. Em outubro estão com 60% de ocupação, enquanto que em novembro, 75%. “Em dezembro já estamos com 55%, e a janela de vendas continua, então temos até lá para quem sabe chegar a 85% a 90%. Final de semana vai lotar, novembro tem muitos dias que já não tem vaga. É um mês que está mais bem vendido. E dezembro temos oportunidade para elevar a diária média”, conta a gerente.

Sobre valores das diárias, quem reservar de forma antecipada, garante bons descontos. “Tivemos que retrabalhar a diária, os valores. Começamos com tarifas mais brandas, mas vai flutuando, conforme a procura e demanda. Esperamos que seja um Natal histórico, depois de tantos desafios”, finaliza.

TURISMO: Cadeira suspensa em trilhos será nova atração de empreendimento turístico de Canela

Atrativos investem

Já no parque temático Mini Mundo, quem for conferir o atrativo encontrará um castelo de entrada revitalizado e uma nova área com cenários inéditos, com espaços e réplicas do Rio de Janeiro. “Queríamos receber ainda melhor nosso visitante, proporcionar conforto e acolhimento desde a chegada. Com as chuvas, ficamos receosos, com medo, mas decidimos continuar, porque era nossa comemoração de 40 anos”, afirma Gisele Nienow, diretora de Operações.

Mini Mundo revitalizou parque nos últimos meses

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Durante o período das chuvas, o atrativo realizou campanha de alimentação prolongada, onde, através da doação de alimentos, moradores das regiões das Hortênsias e do Paranhana garantiam de forma gratuita ingressos. Os gaúchos no geral também tiveram entradas promocionais até fim de setembro.

“Não contávamos com tudo o que aconteceu e o fechamento do aeroporto atingiu muito a visitação. E todo o povo gaúcho sofreu. Notamos um déficit de entrantes, mas ainda temos a esperança com a reabertura parcial de tudo melhorar”, complementa.

“Tivemos uma redução significativa, calculando, em torno de 60%. Não há onde a gente converse que não há. Acreditamos que os números melhorarão, com o destino voltando a ser falado. Mas talvez esse ano não alcance ainda os números das edições anteriores. Talvez no primeiro trimestre de 2025 ainda haja uma redução, volte a ter um público ideal apenas na própria Páscoa”, coloca Gisele.

Diretora de Operações do Mini Mundo, Gisele Nienow

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Os mini-habitantes também receberão atrativos de Natal. “Sempre temos uma cidade bem agitada, vamos ter programações especiais”, brinca a diretora. Na última semana, os personagens puderam “assistir” a um show do cantor internacional Bruno Mars.