Um azeite de oliva extravirgem entre os melhores do Estado, do Brasil e do mundo. Essa é a conquista do empreendimento de olivoturismo da Região das Hortênsias, após divulgação do catálogo italiano Flos Olei, concurso em formato de guia, que compila, analisa e indica os 500 principais do mundo. E o Olivas de Gramado está inserido novamente nesta premiação.
O marco é importante, visto que apenas 11 empresas do Brasil foram selecionadas. Conforme o último levantamento do catálogo, o azeite Terroir Serrano safra 2024 fabricado pelo Olivas está entre os 10 melhores extravirgens do Brasil e é um dos 500 melhores do planeta.
O guia também classificou o rótulo no top five da categoria no Rio Grande do Sul. O Instituto Brasileiro de Olivicultura (Ibraoliva) aponta para um crescimento exponencial nas áreas de plantio de oliveiras no RS, e também aponta para a qualidade superior dos azeites produzidos em solo gaúcho, fazendo frente com os melhores rótulos da Europa.
LEIA TAMBÉM: Sol ou chuva em Gramado? Saiba como ficará o tempo neste final de semana
O produto do estabelecimento gramadense atingiu nota 85, em uma pontuação máxima de 100. Somente fazem parte da lista do Flos Olei, os rótulos que recebem mais de 80 pontos.
Essa não é a primeira vez que o Olivas de Gramado tem um azeite extravirgem selecionado pela publicação com base em Milão, na Itália. Na edição de 2022, o Terroir Serrano safra 2021 foi apontado como um dos 500 melhores rótulos de extravirgens do mundo.
Neste ano, para a edição de 2025, os especialistas avaliaram azeites de 2 mil pomares diferentes oriundos de 56 países, de cinco continentes.
“O Olivas de Gramado sente muito orgulho em, mais uma vez, fazer parte da ‘bíblia dos azeites’, o Flos Olei, que, sem dúvidas, é o principal ranking e guia da olivicultura mundial. Isso nos consolida entre os melhores produtores do País e do mundo, o que é extremamente gratificante”, avalia o azeitólogo e mestre lagareiro, André Bertolucci, um dos sócios do empreendimento.
Da semente à envase
O Terroir Serrano 2024 é resultado da quinta colheita do Olivas e é o primeiro azeite de oliva produzido integralmente pela empresa, desde o plantio, colheita, extração e envase. O Olivas de Gramado investiu em tecnologia e implantou uma área industrial, com um lagar moderno- em parceria com a Fast – e um laboratório para produção de azeites aromatizados. Antes, a empresa realizava o processo de extração do azeite em cooperação com uma importante produtora gaúcha do setor.
A estrutura é comandada por Bertolucci, responsável pela elaboração dos produtos da empresa. “Nossos azeites são produzidos com frutos de excelente qualidade, que são colhidos manualmente, sendo imediatamente levados ao nosso lagar, onde realizamos todo processo de extração utilizando tecnologia de ponta, gerando azeites de oliva extravirgem superiores, os quais estão tendo o merecido reconhecimento nos maiores concursos do gênero no mundo” diz o sócio do empreendimento.
VEJA AINDA: Nova Petrópolis terá união de eventos que celebram o Natal e o interior no fim do ano; saiba mais
O pomar do empreendimento ocupa uma área de 29 hectares com mais de 12,6 mil pés de oliveiras de seis variedades de azeitonas: Arbequina, Manzanilla e Picual (espanholas), Frantoio e Ascolana (italianas) e a grega Koroneiki.
São azeitonas específicas para extração de azeite, exceto a Ascolana e a Manzanilla, que também podem ser consumidas como azeitonas de mesa. Cada variedade tem características vegetativas únicas, assim como perfis sensoriais distintos, podendo ser mais suave, intensa, herbácea ou frutada do que as demais.
“Os processos de manejo no olival, o timming certo da colheita de cada varietal observando as diversas curvas de maturação, para buscar o perfil sensorial almejado além de todo trabalho técnico realizado no lagar durante as etapas de extração, filtragem, decantação e envase, são cruciais para criação de azeites únicos, verdadeiras obras primas”, explica Bertolucci.
O catálogo italiano
O Flos Olei é a publicação mais importante da categoria e há 25 anos avalia a qualidade de azeites extravirgens mundo afora. A seleção dos melhores azeites é conduzida por especialistas no segmento como os jornalistas e críticos Marco Oreggia e Laura Marinelli.
NATAL LUZ: Tannembaumfest está com inscrições abertas; montagem será antecipada neste ano
As marcas passam por avaliações criteriosas feitas por um painel de provadores que por meio de degustação às cegas dão notas aos aromas e sabores de cada azeite, levando em consideração critérios de produção e cuidados com o plantio.
LEIA TAMBÉM
O Flos Olei é um catálogo consultado por empresas nacionais e do exterior interessadas em comercializar azeites da linha extravirgem de grande qualidade.