POLÍTICA

Em sessão de 6 minutos, Câmara de Gramado aprova abertura de processo de cassação de vereador do PP

Volnei da Saúde é investigado pela Polícia Civil por estupro de vulnerável e agora corre o risco de perder mandato; ele nega que tenha cometido crime

Publicado em: 18/01/2024 18:28
Última atualização: 19/01/2024 10:18

O vereador de Gramado Volnei Desian, mais conhecido como Volnei da Saúde, do Progressistas, corre o risco de perder o mandato. Inclusive, com o voto dele, a Câmara gramadense aprovou, nesta quinta-feira (18), abertura de processo de cassação.

Vereadores aprovaram abertura de procedimento em reunião nesta quinta Foto: Letícia de Lima/Câmara de Gramado

Na tarde da última segunda-feira (15), foi protocolado na Câmara um pedido de cassação do vereador. A acusação é de falta de decoro na conduta pública, uma vez que Volnei da Saúde é alvo de um inquérito da Polícia Civil por estupro de vulnerável. Ele nega que tenha cometido crime.

A Polícia Civil confirma que existe uma investigação sobre o caso, mas não informa detalhes do inquérito. O suposto crime teria acontecido em dezembro de 2019 e o registro policial foi em abril de 2023.

A partir do pedido de cassação, a Presidência da Câmara convocou os vereadores para uma sessão extraordinária nesta quinta-feira. O objetivo era decidir se o Legislativo receberia ou não a denúncia e abriria ou não processo contra o vereador.

Realizada durante tarde, a sessão durou apenas cerca de seis minutos. Metade do tempo total da reunião foi usado pelo vereador. "Uma tremenda armação que estão tentando fazer com a minha pessoa. Uma armação para jogar meu nome no lixo", declarou Volnei na tribuna. 

Ele disse que votaria a favor da abertura do procedimento interno e pediu que os colegas fizessem o mesmo. "Tenho certeza que vou provar na Câmara a minha inocência. E no Judiciário também. Estou aqui de cabeça erguida", apontou.

O progressista e os outros oito vereadores gramadenses votaram a favor da abertura do procedimento de cassação, que agora passa a tramitar no Legislativo.

O primeiro passo será uma análise da denúncia pela Comissão de Ética e Decoro Parlamentar, formada pelos vereadores Joel Reis (PP), Rodrigo Paim (MDB) e Professor Daniel (PT). O parlamentar alvo do procedimento não será afastado do cargo e tem 15 dias para se manifestar. O prazo começa a contar ao final do recesso legislativo.

Na eleição de 2020 Volnei foi o segundo vereador mais votadode Gramado, com 1.304 votos. Ele deixou a cadeira para assumir o cargo de secretário municipal adjunto da Saúde,mas retornou à Câmara em agosto de 2023.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas