ABRAÇO À SOLIDARIEDADE

Em luta pelo câncer infantil, comunidade e mascotes de empresas participam de caminhada em Gramado

Corrida pela Vida contou com a Banda Marcial da Senador Salgado Filho durante todo o trajeto

Publicado em: 20/05/2023 11:29
Última atualização: 26/03/2024 19:15

Foi com os tambores, trompetes, flautas e outros instrumentos da Banda Marcial da Escola Municipal Senador Salgado Filho, que a comunidade e voluntários participaram da 23ª Corrida pela Vida, em Gramado. Durante cerca de 40 minutos, o grupo que reuniu centenas de pessoas na área central do município, percorreu o trajeto entre a Rua Euzébio Balzaretti, no Vita Boulevard, até a Avenida Borges de Medeiros, em frente à Rua Coberta.

23ª Corrida pela Vida em Gramado em apoio ao Instituto de Câncer Infantil Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

O céu azul sem nuvens animou quem decidiu encarar os 10°C no início da manhã deste sábado (20). A concentração para a atividade, que, na verdade, é uma caminhada, iniciou às 9 horas e teve saída pontual às 9h30. A organização contou com o apoio da Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana, que acompanhou o público.

"Depois de alguns anos sem ocorrer devido à pandemia e ouvindo muitas manifestações da comunidade pedindo que fosse feita a caminhada, montamos um trecho curto. É um ato simbólico, mas que envolve muita solidariedade, confiança e fé no trabalho do instituto", afirma o voluntário, Fábio Bertoluci.

Com centenas de pessoas caminhando e a presença de mascotes de atrativos turísticos e empresas de Gramado, e claro, do leão, personagem que representa o Instituto de Câncer Infantil, houve a distribuição de pipocas e balões para quem assistia e acompanhava.

"A participação da comunidade sempre foi plena. A nossa atividade se reinventou diversas diversas vezes. As primeiras corridas foram na Rua Coberta, a última edição antes da Covid foi uma maratona. E agora estamos de volta", conta animado Fábio.

Antes do evento iniciar, houve a venda de camisetas. Aproximadamente 300 estavam disponíveis para compra, ao custo de R$ 25 cada. Todo o recurso será repassado para o projeto Tele Oncoped, um programa que foi firmado em 2022 entre Secretaria de Saúde do Estado do RS e o Instituto de Câncer Infantil.

Ao meio-dia também ocorre uma feijoada beneficente. Os 150 convites já foram vendidos, ao custo de R$ 150. O valor arrecadado será encaminhado para o mesmo projeto. O almoço contará, ainda, com a participação e apresentação da Orquestra Jovem de Gramado

"Estou animado para ajudar"

 Quem fez questão de participar foi a tropa do 27º Grupo Escoteiro George Edward Fox, de Gramado. Com crianças entre 10 e 15 anos, o grupo faz parte da Corrida pela Vida há muitos anos. "Nós escoteiros temos esse comprometimento com a sociedade, apoiamos eventos sociais que tenham importância, tanto local, quanto regional", justifica uma das representantes, Carolina Caberlon.

De acordo com o chefe, Marlon Kellermann, ações como essa auxiliam no processo de socialização dos jovens. "Eles passam por diversas etapas de progressão, onde vários aspectos são trabalhados. Desde cedo eles aprendem a compartilhar isso com a sociedade e prestar ajuda", pontua.

Para Davi Haberler, de 12 anos, essa interação o deixa animado. "Gostei bastante do intuito da caminhada, porque tenho familiar que faleceu de câncer. Então estou animado para ajudar a causa e quem tem a doença", conta o adolescente, que faz parte dos escoteiros há um ano.

Davi Haberler faz parte do grupo de escoteiros há um ano e participou da Corrida pela Vida Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas