abc+

SOB UM CÉU DE PLÁTANOS

Em dia de tempo ensolarado e ameno, Festival Caminhos de Outono reúne música e cultura

Programação em Gramado encerra no domingo (23) e intervenções artísticas ocorrem nas ruas João Alfredo Schneider e Demétrio Pereira

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 22/04/2023 às 12h:28 Última atualização: 04/03/2024 às 15h:38
Publicidade

Com folhas secas ao chão, temperatura amena e um dia ensolarado, Gramado recebe neste final de semana a segunda edição do Festival Caminhos de Outono. Sob uma realização da Secretaria da Cultura do município e patrocínio da Casa Living Concept, 42 shows de 25 artistas e grupos serão realizados até o final da tarde de domingo (23). O evento acontece de forma gratuita, nas ruas João Alfredo Schneider e Demétrio Pereira. A expectativa é que até o encerramento, mais de 5 mil pessoas passem e confiram a programação. 

Festival Caminhos de Outono, em Gramado



Festival Caminhos de Outono, em Gramado

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Diversas apresentações e intervenções artísticas ocorrem de forma simultânea nas vias do bairro Planalto. Ao todo, são seis pontos onde o público pode conferir música, artes plásticas e dança. O som de canções acústicas se mistura com o charme dos plátanos, as árvores famosas do outono e que viraram pontos turísticos da Região das Hortênsias pela coloração diferenciada. 

Centenas de pessoas passavam pelo evento ao longo da manhã deste sábado (22). O concerto do Coral Vozes de Gramado reuniu uma multidão ao redor para ouvir, principalmente, músicas brasileiras, com muito MPB, bossa nova e pop. 

O casal Eloísa e Edson Staack, de 53 e 61 anos, respectivamente, não moram em Gramado. Residentes em Itapema (SC), recentemente, compraram um apartamento na cidade e vieram passear e aproveitar o feriadão na Serra gaúcha. “Viemos para cá desde 1989, deve ser nossa centésima vez aqui”, brinca Edson. A dupla ainda não conhecia o festival. “Ficamos bem curiosos, estamos achando muito, é um banho de cultura”, relata Eloísa.

Festival Caminhos de Outono, em Gramado



Festival Caminhos de Outono, em Gramado

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Para promover a segurança da comunidade, a Secretaria de Trânsito bloqueou as ruas de acesso. Guardas municipais auxiliam na organização e orientação de rotas para desviar. 

Serviços gastronômicos

Nesta segunda edição, a Secretaria da Cultura abriu um edital para promover que micro e pequenas empresas do ramo gastronômico pudessem expor seus produtos e comercializar durante o evento. Sobremesas, cafés, chope e salgados são alguns dos pratos e bebidas que o público poderá encontrar. 

Cassiana Pezzi e e Matheus Wasem são proprietários da marca Dolci Cassi. No estande deles, os cookies são protagonistas. Além de ser a primeira vez que eles participavam de um evento da Cultura, era também a experiência inicial de forma geral. “Fomos convidados pelo secretário Ricardo e achamos uma ótima oportunidade como forma de divulgação, para apresentar um produto que não é tão comum na cidade. Temos hoje bastantes clientes, mas é uma forma de expandir e que outras pessoas da comunidade possam conhecer”, afirma Matheus. 

Apesar de possuírem mais de dez opções de sabores de cookies, para o festival trouxeram três. “Temos hoje o red velvet, o de nutella e o de nuts”, relata o proprietário. 


Dolci Cassi no Festival Caminhos de Outono, em Gramado



Dolci Cassi no Festival Caminhos de Outono, em Gramado

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial


Programação

Neste sábado, às 16 horas, tem Jazz4Season, que conta com a participação do artista Juliano Barreto, semifinalista do programa The Voice Brasil.

Já no domingo, que também tem atrações começando às 11 horas, no encerramento, também às 16 horas, terá MPB com Gelson Oliveira, erradicado em Gramado e conhecido no País por suas composições vencedoras de prêmios.

Conforme o secretário da Cultura, 87% dos artistas que participarão são locais, ou seja, moram na região. “Significa que temos muita qualidade, são muitos artistas que querem mostrar a sua arte, a sua música”, pontua.

Estão previstos ainda na programação: Coro Vozes de Gramado, Orquestra de Violões de Gramado, Isadora Apolo, Juliano Bolfe, Piano e Cello, Trio Lirata, Dueto Sem Fronteiras, Duo Arvid, Samba de Lua, Jazz Cinnamon, Daniela Duarte e Laerte Hugentobler, Instrumental Best Dreams, Som do Vento, Jazz Pop Session, Cordas e Vocais, Jazz Por Ela, Quarteto Zuca e Convidados, Juliano Barreto e Lucas de Azevedo, Renato Velho, Grupo Seresteiros, e Mari em Dobro. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade