150 QUILOS DE MASSA

DUAS MIL FATIAS: Chef de Gramado tenta quebrar recorde de produção da maior pizza do País; saiba como

Para massa ser aberta, vai ser necessária a ajuda de guindaste; evento vai ser realizado, no sábado (3), em Serafina Corrêa

Publicado em: 31/05/2023 10:36
Última atualização: 26/03/2024 14:43

A produção – e, claro, a degustação – da maior pizza do Brasil. É isso o que vai buscar o chef de Gramado, Igor Cândido. Será no sábado (3) que ele vai tentar quebrar o recorde nacional. O evento ocorrerá entre 6 horas e meio-dia, em Serafina Corrêa.

Guindaste vai ser utilizado para auxiliar no preparo da pizza Foto: Alina Souza/Divulgação

Com a presença de representantes do Ranking Brasil, será na praça da cidade, a Piazzetta San Marco, que o chef colocará as mãos na massa para receber a certificação. E os números para todo o processo são impactantes. O objetivo é produzir uma pizza de 7 metros de diâmetro. O recorde anterior, de 2019, é uma pizza de 3,46 metros de diâmetro.

Cândido, que comanda pizzarias em Gramado e Canela, é bicampeão brasileiro da Copa Brasileira de Pizzas e representante do Rio Grande do Sul no Mundial da Pizza em Las Vegas 2024 e no Mundial da Pizza na Itália 2024.

A preparação inicia na quinta-feira (1º), já que a massa será de fermentação natural. Para atingir o recorde brasileiro serão utilizados 150 kg de massa, 40 kg de molho de tomate, 120 kg de queijo mussarela ralado, 100 kg de calabresa e 4 kg de manjericão.

Igor Cândido tem unidades de pizzarias em Gramado e Canela Foto: Divulgação
A massa será aberta sobre uma estrutura de metal com bicos de fogareiro para o fogo que vai assar por baixo, a finalização será feita com maçarico. A partir do meio-dia do sábado, serão servidas mais de 2 mil fatias da pizza para a população da cidade.

A produção da que se espera ser a maior pizza do Brasil vai envolver mais de 20 pessoas. E a expectativa é que o recorde seja acompanhado de muito sabor.

“O processo para a maior pizza do Brasil será bem desafiador. Estamos falando de uma pizza com 7 metros de diâmetro. Vamos fazer uma massa italiana de longa fermentação, utilizando fermento natural (levan). Para abrir a massa vamos ter auxílio de um guindaste, onde um pizzaiolo vai estar de rapel em cima da pizza controlando toda a cocção e a etapa de cada cobertura”, adianta o chef.

Cândido é especialista na produção de pizzas gigantes e esta será a sexta vez que se arrisca na missão. “Cada pizza é um desafio diferente mas, amamos desafios. O importante é trazer destaque para um produto que os brasileiros amam e consomem que é a pizza. Claro, sempre com muito sabor para a comunidade e destaque para o recorde que terá assinatura do Rio Grande do Sul”, finaliza o chef Igor.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas