O Hospital Arcanjo São Miguel (HASM), de Gramado, realizou na noite de segunda-feira (4), uma capacitação sobre Acidente Vascular Cerebral (AVC) com profissionais da área da saúde e bombeiros da Região das Hortênsias.
Mais de 90 pessoas, entre servidores, médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem de hospitais de Gramado, Canela, Nova Petrópolis, Linha Nova, e Picada Café, participaram do evento, que foi realizado no Hotel Serrazul.
A capacitação “Abordagem integral do AVC: Atendimento hospitalar e pré-hospitalar”, foi ministrada pelo professor e neurologista vascular, Diógenes Zãn.
LEIA TAMBÉM: Com bolsas de até R$ 1,2 mil, processo seletivo de estágio é aberto na Prefeitura de Gramado; veja vagas
Durante o treinamento, os profissionais participaram de etapas essenciais para o manejo do AVC, incluindo o reconhecimento dos primeiros sinais e sintomas, estratégias para um diagnóstico rápido e preciso, e abordagens de tratamento tanto no ambiente pré-hospitalar quanto hospitalar.
Também foram discutidos os riscos e medidas de prevenção, destacando-se a importância de reduzir o tempo de resposta no atendimento para minimizar sequelas e aumentar as chances de recuperação.
“Nosso principal objetivo é estimular que os profissionais de saúde consigam reconhecer a tempo os pacientes com essa doença e façam o encaminhamento rapidamente para o Hospital Arcanjo São Miguel, que conta com neurologista, equipe multiprofissional, tomografia e agora a ferramenta do Tele AVC”, destaca Diógenes.
SAIBA MAIS: Gramado formaliza intenção de receber campus do Instituto Federal do Rio Grande do Sul
O HASM foi premiado pela Angels Initiative com o selo Platinum pelo serviço prestado na linha do AVC, com a maior nota no Estado do Rio Grande do Sul. “Estamos sempre buscando diferenciais e melhorias nos atendimentos prestados à população. Iniciativas como esse treinamento de hoje comprovam isso”, afirma o secretário da Saúde de Gramado, Jeferson Moschen.
LEIA TAMBÉM