MEIO AMBIENTE

Dia Mundial das Serpentes conta com visitação de jiboia em escola de Gramado

Veterinário levou o bicho exótico para desmistificar os répteis e falar sobre sua importância no ecossistema

Publicado em: 22/07/2024 17:18
Última atualização: 22/07/2024 17:18

Uma iniciativa que envolveu educação, conscientização e diversão. O Dia Mundial das Serpentes foi comemorado, na terça-feira (16), de uma forma diferente na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Paulina Benetti. Na ocasião, o veterinário Renan Stadler, que trabalha com bichos exóticos, levou uma jiboia para a instituição.

Veterinário levou até escola infantil jiboia para um encontro educativo Foto: Divulgação

A atividade teve como objetivo principal desmistificar esses répteis e destacar a importância no ecossistema.

Durante a visita, o profissional explicou aos alunos sobre os hábitos, a alimentação e a importância da jiboia no ecossistema. "É essencial educar as crianças desde cedo sobre a importância de todas as espécies para a natureza. Ao entender o papel das serpentes, elas aprendem a respeitar e proteger esses animais, contribuindo para a conservação ambiental", destacou Stadler.

Diego Jones, tutor da jiboia, também esteve presente e compartilhou sua experiência de convivência com o réptil. "Ter uma jiboia como pet é uma responsabilidade grande, mas também uma oportunidade única de aprender e se conectar com a natureza de uma forma diferente", disse.

LEIA TAMBÉM: Mulher morre em acidente de trabalho em São Francisco de Paula

A reação dos alunos foi de fascínio e curiosidade. Muitos deles nunca tinham visto uma serpente de perto e aproveitaram a oportunidade para fazer perguntas e tocar na jiboia sob a supervisão de Stadler. A atividade proporcionou um aprendizado prático.

Predadores naturais

As serpentes atuam na manutenção do equilíbrio ecológico. Elas são predadores naturais de diversas espécies de roedores e insetos. Com isso, ajudam a controlar populações que, em excesso, podem causar danos às colheitas e propagar doenças. Além disso, são indicadores de um ambiente saudável e contribuem para a biodiversidade.

No Brasil, as serpentes têm uma importância cultural e científica significativa. A diversidade de espécies encontradas no País oferece insights para estudos sobre evolução, ecologia e biomedicina. Venenos de algumas são usados na produção de medicamentos para tratar condições como hipertensão e coagulopatias.

VEJA MAIS: Centenas de peixes são transferidos de lago em Gramado; entenda os motivos

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas