abc+

UNESCO

Dia Mundial da Oliveira é comemorado em Gramado com plantação de mudas em escola

Iniciativa faz parte do projeto Raízes do Futuro, desenvolvido pelo empreendimento e parque de olivoturismo Olivas

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 26/11/2024 às 19h:03 Última atualização: 26/11/2024 às 19h:04
Publicidade

Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2019, nesta terça-feira (26) se comemora o Dia Mundial da Oliveira. A data homenageia a árvore que produz o chamado “ouro líquido”. E em Gramado, a data foi celebrada de uma forma especial. 

Parque Olivas de Gramado celebra o Dia Mundial da Oliveira



Parque Olivas de Gramado celebra o Dia Mundial da Oliveira

Foto: André Aguirre/Divulgação

Mudas de oliveiras foram plantadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gentil Bonato. A iniciativa faz parte do projeto Raízes do Futuro, desenvolvido pelo empreendimento e parque de olivoturismo Olivas de Gramado. O programa trabalha com os alunos de diversos estabelecimentos de ensino do município o simbolismo da planta. 

A programação extracurricular abordou temas como a longevidade da oliveira, incentivo à proteção da espécie, preservação dos recursos naturais e sustentabilidade ambiental.

LEIA TAMBÉM: Denúncias de agressões e violência em escola infantil fazem prefeitura da Serra gaúcha afastar professores: “Vêm acontecendo há anos”, diz pai de aluno

“É muito gratificante poder receber os jovens alunos da nossa cidade no Olivas de Gramado, passando para eles conceitos de preservação ambiental, de respeito à natureza, da valorização da nossa terra, da arte de plantar, cuidar e colher”, comenta o azeitólogo e sócio do Olivas, André Bertolucci.

“A oliveira tem uma simbologia incrível, faz parte da cultura de diversos povos, e queremos que ela faça parte também da nossa cultura local,” acrescenta Bertolucci.

Para a diretora da Gentil Bonato, Josiane dos Santos, a iniciativa, conhecimento e aprendizado é extremamente enriquecedor. “Muitos de nossos alunos tiveram uma oportunidade única em conhecer um local esplêndido que valoriza a cultura local. Esse projeto valoriza nosso município e suas belezas naturais”, avalia.

VEJA AINDA: Com novo fondue inspirado em Flinstones, delivery e brinquedo temático em parque, marca de Gramado comemora 5 anos

O Olivas de Gramado está situado na Linha Nova, localidade do interior onde o município nasceu em 1809. O empreendimento é um dos pioneiros no Brasil em olivoturismo e em 11 de dezembro completará seis anos de atividades.

Uma oliveira com cerca de 350 anos trazida do Uruguai é preservada no local. A árvore centenária dá boas-vindas aos visitantes do parque, e é considerada a matriarca de todo pomar do empreendimento turístico, que tem mais de 12 mil pés de oliveiras de seis variedades.

Sobre as oliveiras

A oliveira gera frutos conhecidos como azeitonas. Existem mais de 2 mil variedades no mundo. É delas que é extraído o azeite de oliva, ingrediente clássico da gastronomia mediterrânea e que nos tempos atuais possui grande produção, não só nos seus terroirs originários (na Bacia do Mar Mediterrâneo, Península Ibérica e Oriente Médio), mas também no Hemisfério Sul, incluindo países como Chile, Argentina, Uruguai e Brasil.

SAIBA MAIS: Gramadense está na final do Gauchão Série B e garante vaga inédita na divisão de acesso

A Oliveira também está incentivando a economia e a promoção turística de Gramado. A cidade mundialmente conhecida pelo café colonial, fondue e festividades natalinas nos últimos seis anos tornou-se referência na produção de azeite de oliva extravirgem, gerando emprego e renda. O Olivas de Gramado conquistou premiações em conceituados concursos oleículas mundiais.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade