Instituído pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em 2019, nesta terça-feira (26) se comemora o Dia Mundial da Oliveira. A data homenageia a árvore que produz o chamado “ouro líquido”. E em Gramado, a data foi celebrada de uma forma especial.
Mudas de oliveiras foram plantadas na Escola Municipal de Ensino Fundamental Gentil Bonato. A iniciativa faz parte do projeto Raízes do Futuro, desenvolvido pelo empreendimento e parque de olivoturismo Olivas de Gramado. O programa trabalha com os alunos de diversos estabelecimentos de ensino do município o simbolismo da planta.
A programação extracurricular abordou temas como a longevidade da oliveira, incentivo à proteção da espécie, preservação dos recursos naturais e sustentabilidade ambiental.
“É muito gratificante poder receber os jovens alunos da nossa cidade no Olivas de Gramado, passando para eles conceitos de preservação ambiental, de respeito à natureza, da valorização da nossa terra, da arte de plantar, cuidar e colher”, comenta o azeitólogo e sócio do Olivas, André Bertolucci.
“A oliveira tem uma simbologia incrível, faz parte da cultura de diversos povos, e queremos que ela faça parte também da nossa cultura local,” acrescenta Bertolucci.
Para a diretora da Gentil Bonato, Josiane dos Santos, a iniciativa, conhecimento e aprendizado é extremamente enriquecedor. “Muitos de nossos alunos tiveram uma oportunidade única em conhecer um local esplêndido que valoriza a cultura local. Esse projeto valoriza nosso município e suas belezas naturais”, avalia.
O Olivas de Gramado está situado na Linha Nova, localidade do interior onde o município nasceu em 1809. O empreendimento é um dos pioneiros no Brasil em olivoturismo e em 11 de dezembro completará seis anos de atividades.
Uma oliveira com cerca de 350 anos trazida do Uruguai é preservada no local. A árvore centenária dá boas-vindas aos visitantes do parque, e é considerada a matriarca de todo pomar do empreendimento turístico, que tem mais de 12 mil pés de oliveiras de seis variedades.
Sobre as oliveiras
A oliveira gera frutos conhecidos como azeitonas. Existem mais de 2 mil variedades no mundo. É delas que é extraído o azeite de oliva, ingrediente clássico da gastronomia mediterrânea e que nos tempos atuais possui grande produção, não só nos seus terroirs originários (na Bacia do Mar Mediterrâneo, Península Ibérica e Oriente Médio), mas também no Hemisfério Sul, incluindo países como Chile, Argentina, Uruguai e Brasil.
SAIBA MAIS: Gramadense está na final do Gauchão Série B e garante vaga inédita na divisão de acesso
A Oliveira também está incentivando a economia e a promoção turística de Gramado. A cidade mundialmente conhecida pelo café colonial, fondue e festividades natalinas nos últimos seis anos tornou-se referência na produção de azeite de oliva extravirgem, gerando emprego e renda. O Olivas de Gramado conquistou premiações em conceituados concursos oleículas mundiais.
LEIA TAMBÉM