abc+

REGISTRO DE OCORRÊNCIAS

Delegacia de Pronto Atendimento começa a operar na região; saiba o que muda

Unidade atende as cidades de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Picada Café; serviço funciona 24 horas por dia

Mônica Pereira
Publicado em: 03/12/2023 às 09h:53 Última atualização: 03/12/2023 às 09h:59
Publicidade

Um local para registros de ocorrências policiais 24 horas por dia e sete dias por semana. Desde a segunda-feira, dia 27, Gramado conta com uma Delegacia de Pronto Atendimento (DPPA). O posto foi instalado na Rua João Carniel, número 525, no bairro Carniel. O espaço é o mesmo que abrigava a sede da delegacia regional, que foi transferida para a área central.

Delegacia de Pronto Atendimento de Gramado (DPPA)



Delegacia de Pronto Atendimento de Gramado (DPPA)

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

A unidade atende os municípios de Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Picada Café. A iniciativa de buscar a DPPA foi do delegado regional Gustavo Barcellos, entendendo a necessidade de melhorar e ampliar o atendimento à comunidade.

Delegacia de Pronto Atendimento de Gramado (DPPA)



Delegacia de Pronto Atendimento de Gramado (DPPA)


O prédio recebeu reformas na ordem de R$ 200 mil, contando com apoio de empresas privadas e do Ministério Público e Judiciário. A Prefeitura de Gramado fica responsável pelo custeio do aluguel da edificação, que é de R$ 13,5 mil mensais. No espaço, há celas que podem comportar até 15 presos, área administrativa e alojamento para policiais civis.

A estrutura também possui acessibilidade e sistema de videomonitoramento “Temos uma sala destinada para atendimento especial, em casos de crimes sensíveis. No futuro, a ideia é transformá-la em uma Sala das Margaridas, um ambiente humanizado para tratar assuntos de violência doméstica e familiar”, descreve Barcellos.

IGP

O posto do Instituto-Geral de Perícias (IGP), utilizado para a confecção de carteiras de identidade, permanece no local.

O que muda nos registros das ocorrências

Gustavo Barcellos



Gustavo Barcellos

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Na prática, a DPPA é o plantão da Polícia Civil para o registro de ocorrências e pode ser procurada em qualquer hora do dia ou da noite. Por estar sediada em Gramado, todo registro deve ser feito na nova unidade, independente da hora, e não mais da Delegacia de Polícia do município, que fica na Avenida das Hortênsias.

Entretanto, as delegacias de Canela e Nova Petrópolis (que atende também Picada Café) continuam sendo pontos para os boletins de ocorrências durante o dia.

Entre 18 horas e 8h30, nos finais de semana e feriados, tudo será concentrado na DPPA de Gramado.

“Os plantões que tínhamos nas cidades eram insuficientes. Então, juntamos e os policiais agora ficam no mesmo local. Isso facilita para a comunidade, que é atendida mais rapidamente e também para a Brigada Militar, que faz os trâmites necessários e já pode retornar com as viaturas para as ruas. É bom para todo mundo”, esclarece o delegado regional.

Registros também podem ser on-line

A Polícia Civil possui, ainda, um espaço virtual para registro de ocorrências. Através do site delegaciaonline. rs.gov.br/dol, é possível fazer o boletim, que tem o mesmo valor legal de um registro presencial. Perdas, acidentes de trânsito e furtos, por exemplo, podem ser registrados on-line. Já em casos de homicídio, estupro, latrocínio, sequestro, furto ou roubo de veículo, os relatos precisam ser presenciais. A DPPA de Gramado tem um número de WhatsApp disponível para a comunidade, que é o (54) 9 9279-3733.

Aumento no efetivo das delegacias

Barcellos adianta que já solicitou reforços de policiais para integrar as equipes das cidades e da DPPA. Atualmente, não há um delegado titular na unidade. Dessa forma, os delegados ficam de sobreaviso e são acionados para deliberar sobre as prisões.

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade