abc+

REFORÇAR OS CUIDADOS

Cuidados com a fauna silvestre são tema de projeto lançado pelo Meio Ambiente de Gramado

Sábado (21) foi de diversas ações no Centro da cidade, com atividades interativas, entrega de materiais e conscientização com o The Bichos

Fernanda Steigleder Fauth
Publicado em: 21/10/2023 às 13h:10 Última atualização: 21/10/2023 às 13h:11
Publicidade

 A equipe da Secretaria do Meio Ambiente invadiu o Centro de Gramado durante a manhã deste sábado (21), em Gramado, chamando a atenção com varais informativos, entrega de bótons, adesivos e álbuns de figurinhas. Os materiais chamam a atenção para as campanhas de cuidados, proteção e prevenção de animais silvestres, que habitam a região. As ações fazem parte da segunda etapa do programa Fauna Silvestre, lançado durante a Semana do Meio Ambiente deste ano.

Lançamento da segunda etapa do programa Fauna Silvestre do Meio Ambiente de Gramado



Lançamento da segunda etapa do programa Fauna Silvestre do Meio Ambiente de Gramado

Foto: Fernanda Fauth/GES-Especial

Das 8 horas ao meio-dia, folders sobre os bichanos que moram e formam um cinturão ao redor da região foram entregues para moradores e visitantes. A iniciativa ocorreu em frente à Igreja Matriz São Pedro. Tapetes para colorir e jogos lúdicos infantis foram disputados pelas crianças que ali passavam. Ainda, uma espécie de blitz ocorreu. Nela, técnicos ambientais paravam o trecho da Avenida Borges de Medeiros em frente à paróquia e entregavam materiais aos motoristas.

Ao estilo da banda The Beatles em Abbey Road, a faixa de segurança teve a “travessia de animais” e ganhou nome próprio: The Bichos.

“Queremos chamar a atenção para quem, quando estiver numa rodovia, em um local onde há a sinalização que espécies cruzam ali, para reduzir a velocidade e dar a preferência para eles atravessarem”, pontua o fiscal Thiago Henkes.



Em menção aos integrantes do grupo musical mundialmente famoso, quatro animais considerados os com maior número de atropelamentos ganharam reproduções em tamanho grande e ficavam durante alguns segundos na faixa. “Tatu, ouriço, gambá e jaguatirica são eles. Por isso decidimos literalmente parar o trânsito e mostrar para as pessoas”, explica.

Já entre os materiais disputados estavam os álbuns de figurinhas. “Lançamos a segunda edição agora, que terá uma tiragem maior. Além de ser entregue para as escolas municipais, também serão destinados para as estaduais e particulares”, complementa o profissional.

Cerimônia oficial

O evento precisou ser adiado por duas vezes, devido aos dias chuvosos. Com o sábado ensolarado, enfim, a segunda etapa da campanha foi lançada. “Desde 2018 estamos monitorando os resgates, animais machucados. Como temos muitas espécies na região, queremos desenvolver atividades, para cuidar ainda mais dos atropelamentos, informar para não matar ouriços e gambás, por exemplo”, coloca Henkes.

A cerimônia oficial contou com a participação da secretária da pasta, Cristiane Bandeira, além de do prefeito Nestor Tissot e do vice-prefeito e secretário de Turismo, Luia Barbacovi.

Cristiane reiterou a parceria com os órgãos públicos, como Ministério Público e Patram, além do Instituto Piracema. “Desde junho estamos construindo este trabalho. E queremos aproveitar e anunciar uma novidade muito legal, a Secretaria da Cultura vai levar para o acervo histórico os álbuns de figurinhas, que desempenham um trabalho diferenciado e referência para outros locais e que auxiliam de forma pedagógica nas instituições”, revela.

O prefeito frisou a importância da conscientização e de ser um trabalho conjunto. “Ficamos felizes que com várias mãos conseguimos alcançar e construir essas atividades. Na área urbana cada vez mais temos vistos os animais silvestres, que moram nesse cinturão ao redor de onde estamos. É um dever de todos nós cuidarmos e trabalharmos nessa preservação”, diz.

Segunda fase

A primeira etapa do projeto Fauna Silvestre consistiu em palestras, debates e levantamento de dados dos animais, em relação às espécies que habitam, locais e os problemas que enfrentam, como o caso de atropelamentos e onde os riscos são maiores.

Agora, a segunda fase contemplará o desenvolvimento de políticas públicas. Conforme a secretária, o intuito é ampliar e fortalecer as novas estratégias. Entre as atividades que deverão ser realizadas estão: a capacitação técnica dos servidores; revisão e criação de termos de referência para laudos de fauna, que permitem a análise de padrões temporais e especiais das áreas utilizadas para o deslocamento dos animais, assim como mecanismos de proteção; a publicidade de dados; elaboração de políticas para proteção; a promoção da educação ambiental em escolas e praças; medidas para evitar o tráfico, maus-tratos e abandonos de animais; e por fim, a elaboração de um centro de referência em atendimento da fauna silvestre, que atenda a necessidade da região, com equipe técnica adequada.

Homenagens

A Prefeitura de Gramado fez uma homenagem a profissionais que tem trabalhos a frente do meio ambiente e que são fundamentais no desenvolvimento e compromisso com o setor ambiental. Receberam a menção honrosa o promotor de Justiça Max Guazelli, o médico veterinário e ex-responsável técnico do Gramadozoo Renan Stadler, o primeiro tenente responsável pela Patram Marco Antônio Ritter (representado no ato pelo soldado Flávio Chaves) e a voluntária Bibiane Moura, que se dedica a cuidar de animais silvestres.

Ao final, toda a equipe ainda fez uma homenagem à secretária Cristiane Bandeira.



 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade