Pelos próximos meses, o bairro Várzea Grande contará com um Posto Avançado do Corpo de Bombeiros. A medida faz parte da Operação Natal Luz e iniciou no feriado da Proclamação da República, em 15 de novembro, e seguirá até 15 de janeiro de 2025.
“Estamos com um reforço de 16 militares estaduais para servir a comunidade gramadense no período, além do efetivo existente”, explica o capitão Pedro Sanhudo.
O Posto Avançado fica localizado na RS-115, próximo ao pórtico da cidade. O intuito é ofertar mais segurança e qualidade no atendimento aos moradores da localidade. “É uma região que merece atenção em razão do quantitativo populacional expressivo. É uma estratégia adotada para fins de reduzir o tempo resposta de acionamento do chamado, visto que durante os eventos festivos, enfrentaremos grande fluxo e circulação de carros, além de vias obstruídas, como a Avenida Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi”, justifica o representante da corporação.
LEIA TAMBÉM: Vai ter fogos? Saiba como serão as comemorações e chegada de 2025 em Gramado
Necessidade por trânsito
A realização de espetáculos de Natal no Centro gramadense, como o Grande Desfile de Natal, que, neste ano retornou à Avenida das Hortênsias, e o acendimento das luzes diário que acontece nos arcos luminosos, associado ao período de festas e férias, deve movimentar a cidade até o fim de 2024. No feriado do dia 15, a ocupação hoteleira chegou a 83,4%, segundo dados do Sindtur Serra Gaúcha. Em apenas dois dias de shows na área central, foram mais de 15 mil pessoas que assistiram nas ruas próximas, gerando trânsito lento e engarrafamentos.
“São fatores que influenciam na chegada da guarnição em locais mais distantes, para prestar o devido atendimento. Observando o quantitativo e a circulação de pessoas e turistas em épocas de festividades natalinas, em média 2,5 milhões conforme dados do Sebrae, esta é uma resposta célere e eficiente” coloca Sanhudo.
VEJA AINDA: Caminhões iluminados de Natal da Havan vão passar por Canela neste final de semana; saiba mais
Ainda segundo o capitão, estudos são realizados para fundamentar pedidos e solicitação de reforço operacional.
O pelotão ordinário de Gramado possui, no mínimo, quatro militares estaduais que entram em plantão no período de 24 horas. Com o reforço, esse número aumenta para até seis militares, o que, consequentemente, também resulta em atendimentos mais rápidos.
LEIA TAMBÉM