EVENTO
Connection Terroirs do Brasil confirma próxima edição para maio de 2025
Expectativa é de que o número de IGs presentes seja ainda maior
Última atualização: 05/09/2024 20:45
O Connection Terroirs do Brasil já tem data para a próxima edição, em 2025: será de 21 a 24 de maio, em Gramado. A expectativa é de que o número de IGs presentes seja ainda maior. Em 2023 foram 27 certificações e neste ano 51.
“Estamos cada vez mais envolvidos com o tema das Indicações Geográficas. Precisamos continuar falando sobre o assunto, pois ainda há muito a se explorar no Brasil, um potencial enorme que pode gerar benefícios a comunidades com a preservação de culturas e saberes e ainda gerar novos negócios impulsionando o turismo e a economia”, explica o CEO do evento, Eduardo Zorzanello.
O evento deste ano ocorreu entre os dias 28 e 31 de agosto e se consolidou como uma das maiores vitrines de produtos de Indicação Geográfica (IG) do País. Realizado pela Rossi e Zorzanello com correalização do Sebrae, reuniu produtores de todas as regiões, especialistas e público geral em atividades diversas em Gramado.
LEIA TAMBÉM: Empreendimento de Gramado fará homenagem para população nonagenária; idosos podem se inscrever para participar
Quem participou teve a oportunidade de explorar painéis com especialistas sobre turismo, inovação, territorialidade e legislação, além de conhecer, degustar e adquirir produtos de 51 das 118 IGs brasileiras.
Mais de 900 espectadores assistiram às palestras no Palco de Conteúdo e 100 pessoas realizaram a degustação guiada de cafés especiais, uma das novidades desta edição.
“Estamos muito felizes com os resultados deste ano. Recebemos em Gramado pessoas vindas de todos os cantos do Brasil para dias intensos de conhecimento, networking e novos negócios. Foram quatro dias de intercâmbio cultural ligando o Brasil de Norte a Sul”, diz a CEO da Rossi e Zorzanello, Marta Rossi.
Empresas comemoram
Maria Helena Jeske, da empresa Imperatriz Doces Finos, representou a Associação dos Produtores de Doces de Pelotas e comemorou o aumento das vendas em relação à última edição. “O evento foi lindo, este ano vendemos 6,5 mil doces, um aumento de 40% em relação ao ano passado. É muito gratificante atender o público e fazer parte de tudo isso, foi um retorno super positivo”, conta.
VEJA AINDA: NATAL LUZ: Confira a lista dos artistas selecionados para participar do Grande Desfile de Natal
Quem também comemorou foram os produtores de mel do Oeste do Pantanal. A empresa Fabee Pantanal vendeu mais de 15 quilos do produto. Já a marca de erva-mate Vivenda do Mate, da IG erva-mate de São Mateus, comercializou 35 quilos.
Além do resultado em vendas, o evento também teve papel importante na disseminação do tema das IGs ampliando a visibilidade de produtores e o seu desenvolvimento.
“Na nossa região a gente tem mais de 2 mil produtores de queijo, mas só 60 estão certificados dentro das fiscalizações e menos dessa metade está dentro da associação. Por isso é muito importante eu, enquanto produtora, vir para esses eventos, divulgar através das redes sociais e desenvolver o meu trabalho. Eu viro uma vitrine para eles e a gente vai conseguindo inspirar outros produtores e trazê-los para dentro desse trabalho maravilhoso que é o trabalho do desenvolvimento de Indicação Geográfica, um trabalho que desenvolve o território”, avaliou Christiane de Sena Brandão, produtora mineira de queijo do Serro.