abc+

HO HO HO

Conheça a história do Papai Noel de Gramado, que se sente realizado em levar alegria a multidões

Com a missão de encantar, aos 70 anos, Julio Rodrigues é a figura principal do Natal Luz

Mônica Pereira
Publicado em: 24/12/2024 às 14h:47 Última atualização: 24/12/2024 às 14h:48
Publicidade

A figura mais requisitada nos finais de ano na Serra gaúcha é o Papai Noel. É a simpatia do Bom Velhinho, as luzes, a decoração, a programação. Elementos que se unem em um conjunto para transformar Gramado e dar vida ao Natal Luz, o maior evento natalino do Brasil.

ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!

Julio Rodrigues é o Papai Noel do Natal Luz de Gramado



Julio Rodrigues é o Papai Noel do Natal Luz de Gramado

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Falando em dar vida, é o Julio Rodrigues, de 70 anos, que se transforma no mais famoso personagem natalino da cidade. Há duas décadas, os finais de ano são de intenso trabalho, mas cheios de realizações e felicidade.

NOVO ATRATIVO: Parque em Gramado terá passeio com trens centenários e resgate da história ferroviária da região

A primeira vez que vestiu a tradicional roupa vermelha foi em 1974, no jantar da família. Ainda despretensiosamente, foi incentivado pelo sogro. Ninguém queria essa missão, mas Julio abraçou a responsabilidade. Como ainda não tinha barba, na época, usava máscara.

Foi em 2004 que tudo mudou. O então motorista de caminhões e ônibus começou a ser, de fato, o Papai Noel. A primeira aparição em Gramado foi em um encontro de papais noéis naquele ano. Julio integrava o elenco de uma agência. Ele já atuou em comerciais de televisão e muitas campanhas publicitárias.

TURISMO: Construção de aquário em Gramado pode começar ainda em 2024; veja detalhes

E o jeito e a aparência típicos chamaram a atenção do secretário de Turismo de Gramado na ocasião, Luciano Peccin. O convite para ser personagem principal do Natal Luz surgiu. “Fiquei muito honrado”, relembra. Anos mais tarde, depois que encerrou o contrato com a agência, tornou-se o Papai Noel oficial do Natal Luz de Gramado. “Tanta coisa aconteceu nesse período. Era para ser. Era para mim”, reforça.

Julio Rodrigues é o Papai Noel do Natal Luz de Gramado



Julio Rodrigues é o Papai Noel do Natal Luz de Gramado

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

SAÚDE: Conheça método de medicina preventiva que se tornou reconhecido internacionalmente e que é implantado em Gramado

Natural de Jaguarão, na fronteira com o Uruguai, Julio morou na cidade natal até os 6 anos. Com pai militar, fixou residência no Rio de Janeiro. Depois, na adolescência, foi para Porto Alegre, local em que mora até hoje. Casado com a primeira namorada, formou uma família com três filhos, cinco netos e o mais novo integrante, o bisneto, de apenas 4 meses.

“Curioso é que meu sogro sempre disse que eu seria famoso. Famoso eu não sei, mas, hoje, sou conhecido pelo Brasil inteiro”, brinca, ao citar que já concedeu entrevistas para jornais internacionais e que, inclusive, recebeu convite para ser Papai Noel fora do País.

NOVIDADES: Veja as imagens do projeto do futuro terminal de passageiros do aeroporto de Canela

“É uma diversão e satisfação pessoal”

Julio Rodrigues é o Papai Noel do Natal Luz de Gramado



Julio Rodrigues é o Papai Noel do Natal Luz de Gramado

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Por três meses a cada ano, Julio se torna morador da Região das Hortênsias. Com uma rotina com espetáculos e atendimentos na Casa do Papai Noel, na Praça das Etnias, ele conta que precisa cuidar da saúde, comer frutas, alimentar-se bem e se hidratar bastante. Só que ele precisa abrir mão de algumas coisas também. “Não dá para tomar suco de uva para não manchar a barba”, frisa.

FINAL DE ANO: Natal Luz de Gramado inspira decoração de shopping no Rio de Janeiro

E um dos grandes questionamentos da criançada é sobre a barba. Julio enfatiza que ela é naturalmente branca. Mantendo os cuidados, ela demora cerca de cinco meses para crescer.

Tirando a caracterização, ele pondera que não existe uma grande preparação para ser Papai Noel. “É só ser moleque, assim como as crianças. É gostar das crianças, brincar, interagir. Faço cada bagunça com elas”, atesta. “É uma diversão e uma satisfação pessoal. As crianças têm uma pureza”, complementa.

Julio Rodrigues é o Papai Noel do Natal Luz



Julio Rodrigues é o Papai Noel do Natal Luz

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

A decoração da árvore que enfeita a casinha é de cartinhas e também das chupetas e mamadeiras que ele recebe dos pequenos, em troca dos presentes de Natal.

INCLUSÃO: Alunos de escola do interior de Canela estão aprendendo Libras para se comunicar com colega surda

Dos momentos mais marcantes que viveu, relata a história do pedido de um menino, carregado de emoção. “Ele me pediu para ter o pai de volta. O avô contou que ele havia morrido em um acidente pouco tempo antes. Aquilo me deixou com os olhos marejados, tive que segurar o choro. Mas conversei com a criança e disse que o papai estava em um lugar melhor”, recorda.

Uma situação inusitada foi o pedido de um casal em lua de mel na cidade. Eles queriam que o Papai Noel abençoasse a união. “Fui pego de surpresa. Fiz votos de felicidade”, declara.

OBRAS: Trecho em pare e siga em Nova Petrópolis deve continuar até o final de 2025

“O Natal em Gramado é diferente”

Julio acentua que tinha decretado a sua aposentadoria no ano passado, depois de já ter participado de diversos espetáculos, como o Grande Desfile de Natal, a Parada de Natal e as ações na Vila de Natal. “Queria aproveitar mais tempo ao lado da família, passear. Eu tinha dito que iria parar, só que o meu amigo de anos, Rodrigo Drechsler, que é o diretor do desfile, me convidou para voltar e eu não tinha como dizer não”, avalia.

“É gratificante o trabalho, o reconhecimento que tenho. O Natal em Gramado é diferente, tem um encantamento que não existe em nenhum outro lugar”, ressalta, ao falar que fez muitos amigos e que há turistas que o visitam ano a ano na cidade.

MAIS ÔNIBUS E ROTAS: Licitação do transporte público de Gramado vai acontecer no início de 2025

Conselhos para as crianças e jovens

Julio Rodrigues é o Papai Noel do Natal Luz de Gramado



Julio Rodrigues é o Papai Noel do Natal Luz de Gramado

Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Além de toda a magia da figura natalina, Julio aponta sobre a incumbência de dar conselhos às crianças e aos jovens. “Falo sempre para que respeitem os pais, levem o estudo a sério. Muitos acreditam no Papai Noel e isso é muito bom”, corrobora.

ESPAÇO PARA A COMUNIDADE: Teatro da Câmara de Gramado é revitalizado e resgata história de Elisabeth Rosenfeld

E qual o pedido de Natal do Papai Noel? “Eu gostaria que fôssemos mais solidários. O Natal, acima de tudo, é sobre solidariedade. Que adotem cartinhas, que façam doações. Sabemos da realidade e muitas crianças não aproveitam o Natal por não terem condições. Esse é o meu maior desejo e pedido”, finaliza. 

Publicidade

Matérias Relacionadas

Publicidade
Publicidade