DE GRAMADO PARA TODO O BRASIL

Conheça a história do gramadense que está à frente do espetáculo Nativitaten

Heitor Knorst atua há 20 anos no show, mas nesta temporada assumiu como diretor do atrativo que ocorre na programação do Natal Luz

Publicado em: 12/01/2024 10:16
Última atualização: 14/01/2024 10:13

O mais grandioso espetáculo do Natal Luz de Gramado está sendo comandado por um gramadense. Nesta temporada, a união das luzes, música, fogos de artifício e dança sobre a água foi criada por Heitor Knorst. Tendo a missão de inovar, mas sem perder a essência, o diretor aponta que se sente orgulhoso do que está sendo apresentado ao público.

Heitor Knorst é o diretor desta temporada do Nativitaten Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

Mas esta não é a primeira vez que Heitor participa do show, muito pelo contrário, são 20 anos de história. Desde 2003, ele atua em diferentes funções e passou pelos eventos que foram apresentados ao longo dos anos, como Eu Sou Maria e Illumination. Tendo o saxofone como seu instrumento principal, já foi responsável pela percussão, regência da orquestra e muitos outros. Sempre voltado para a parte musical.

Tudo mudou quando o músico recebeu o convite da Gramadotur para planejar uma nova apresentação. Para Heitor, um desafio e tanto a ser encarado. "Sempre tive esse desejo, mas até que relutei bastante. Entendi que era o momento de colocar as minhas ideias em prática. Eu pensei que ia ter muitas dificuldades, só que foi o contrário, tive muita facilidade porque a Gramadotur nos apoiou em todos os sentidos", explica.

Contando com cinco pessoas na equipe diretiva, o enredo criativo e toda a estrutura necessária para que o espetáculo saísse do papel foram finalizados em poucos meses. "Começamos em fevereiro de 2023 e os projetos precisavam ser entreguem em abril por causa da parte das licitações", revela.

"90% de pessoas daqui", diz diretor

São cerca de 150 pessoas envolvidas para que o Nativitaten seja apresentado ao público. Uma das exigências de Heitor era que o espetáculo fosse realizado por pessoas da comunidade.

Equipe responsável pela realização do Nativitaten durante a 38ª edição do Natal Luz Foto: Cleito Thiele/SerraPress/Divulgação

"Buscava-se tantas pessoas de fora em anos anteriores, mas temos tantos talentos aqui na região. Acredito que, em um aspecto geral, temos um elenco formado por mais de 90% de pessoas daqui. Eu acho isso superimportante", alega o diretor. "Este elenco é o melhor que já tivemos no Nativitaten e só tenho elogios. Um grupo unido, que está feliz em fazer parte do espetáculo", ressalta.

Uma outra maneira de trazer a comunidade para dentro do show foi através de cartinhas. Crianças de escolas da cidade, em especial da zona rural, escreveram mensagem natalinas que são entregues ao público em formato de cartão-postal.

As oito crianças selecionadas, inclusive, conheceram os bastidores do show e subiram no palco para que fossem conhecidas pelos espectadores. "Foi uma forma que encontramos de trazer o gramadense para dentro do espetáculo", afirma.

História no mundo da música

Heitor recorda que iniciou no mundo da música quando tinha 9 anos, na banda municipal da cidade. Entretanto, os pais relatam que ele já se interessava pelo tema desde os primeiros anos de vida. "Eles já queriam que eu entrasse na banda quando tinha 7 anos, mas não fui aceito por ser muito jovem", lembra.

Aos 14, começou a dar aulas e, desde então, não parou mais. Atualmente, ele divide a rotina entre a regência das bandas marciais das escolas Gentil Bonato, Pedro Zucolotto, Mosés Bezzi e Nossa Senhora de Fátima, além de uma instituição em Canela. Por anos, esteve à frente da banda do Colégio Santos Dumont. Participa também de grupos de músicos responsáveis por apresentações em diversos municípios do Estado.

Ainda, atua na coordenação da Orquestra Sinfônica de Gramado e da Orquestra Jovem, bem como compõe o show "A Voz do Cristal", na Cristais de Gramado.

As novidades apresentadas

Para Heitor, alguns pontos iniciais foram estudados para garantir o sucesso do show. Ele cita que a experiência adquirida nas outras edições o ajudou. "O lago exige um conhecimento técnico aprofundado, entender o que funciona e o que não funciona, marcações de luz e tem a questão da pirotecnia também", comenta.

Depois, foi buscar se inteirar sobre o que o público desejava e tentar fazer um espetáculo que encantasse diferentes gerações. "O Nativitaten sempre foi voltado para o público adulto, mas queríamos que as crianças também gostassem, cativar elas de alguma forma", explica.

Por fim, juntar ideias, sugestões e, efetivamente, construir um espetáculo mais interativo e próximo do público. E isso começou pelo palco, que está dez metros mais perto da plateia e em formato oval, seguindo o desenho das arquibancadas. "Trouxemos muitas novidades e elementos diferentes, como a water ball (bola aquática)", complementa.

A iluminação é outro ponto de destaque. São mais ou menos 500 mudanças de luz ao longo da apresentação, sem contar os 22 pontos dos fogos de artifício que emolduram o palco. O entorno do lago também está iluminado. Tudo isso para dar ênfase nos mais de 60 artistas que compõem o elenco.

A essência que precisava ser mantida é a que existe no Nativitaten desde a primeira edição: contar o nascimento de Jesus. "A gente traz isso, principalmente no início, mas com uma concepção nova. Um show com uma roupagem mais Broadway, com bailarinas e resgatamos a figura do Papai Noel", atesta.

Convite para a 39ª edição do Natal

A última apresentação do Nativitaten na programação do 38º Natal Luz de Gramado ocorre no sábado, dia 13. Depois de quase um ano envolvido com o show, Heitor é enfático em dizer que prefere estar atrás do palco. "Abre mais possibilidades de poder opinar, construir. É um sentimento diferente. Eu nunca tinha tido esse sentimento de estar à frente de um grande espetáculo, a magia é diferente", pondera.

Heitor Knorst é o diretor desta temporada do Nativitaten Foto: Mônica Pereira/GES-ESPECIAL

O diretor adianta que já recebeu o convite da Gramadotur para a 39ª edição do Natal Luz.

"Já temos mil ideias para a próxima temporada. E eu acredito que 2024 vai ser muito melhor, com certeza, porque é para isso que a gente está aqui. Mas vai ser surpreendente. A gente vai trazer mais novidades e formas de construir um espetáculo ainda mais próximo do público", salienta.

Como avaliação desta primeira experiência, relata o orgulho. "Estamos recebendo inúmeros elogios. Estamos felizes pelo que conseguimos apresentar, toda a equipe e o elenco", finaliza.

Gostou desta matéria? Compartilhe!
Matérias Relacionadas