Uma das mais conhecidas personalidades de Gramado, o empresário e ex-prefeito Pedro Henrique Bertolucci foi agraciado com a Medalha do Mérito Farroupilha, na tarde da terça-feira (17). Aos 79 anos, recebeu a distinção, que é a mais alta condecoração concedida pelo parlamento gaúcho.
ENTRE PARA A COMUNIDADE DO JORNAL DE GRAMADO NO WHATSAPP!
Pedro Bala, como é chamado, foi um dos responsáveis pelo desenvolvimento turístico de Gramado, tornando o município um dos principais destinos turísticos do Brasil. Foi quatro vezes prefeito. Visionário, esteve à frente da criação de grandes eventos, como o Natal Luz e a Festa da Colônia.
MAIS ÔNIBUS E ROTAS: Licitação do transporte público de Gramado vai acontecer no início de 2025
Em sua trajetória, recebeu, entre outros reconhecimentos, o Prêmio Sebrae de Prefeitura Empreendedora em 2002, Prefeito Empreendedor Loureiro da Silva em 2003 e 2005. No ano de 2007, recebeu o Prêmio Gestor Público Sindaf/RS.
Na iniciativa privada, como empresário, Pedro Bala idealizou e administra o parque Olivas de Gramado, único empreendimento dedicado ao olivoturismo no País e um dos maiores do mundo. Além de um dos atrativos turísticos mais visitados na Serra gaúcha, o Olivas, com cerca de 12.600 pés de azeitonas, tornou-se destaque na produção de azeites de oliva de alta qualidade.
AÇÕES PARA O FUTURO: Projeto é desenvolvido com o propósito de construir a Gramado do Amanhã
O deputado estadual, Frederico Antunes (PP), foi o autor da homenagem. “Pedro nos mostra, na prática, que desenvolvimento econômico e prosperidade social não só podem como devem trilhar um mesmo caminho”, declara.
Início da história
GRAMADO: Bairro Várzea Grande receberá R$ 50,5 milhões em investimento para tratamento de esgoto
Pedro nasceu em 2 de setembro de 1945, em São Francisco de Paula. Aos 13 anos, passou a morar em Gramado, onde construiu toda a sua trajetória política e pessoal. Casou-se com Suzana Willrich Bertolucci (in memorian) e teve três filhos: André, Daniel e Paula. Pedro tem quatro netos, Antônio, Leonardo, Stefano e Pedro Henrique Neto.
SAÚDE: Prefeitura de Gramado fará contratação de empresa para administrar o Hospital São Miguel
O apelido de Pedro Bala surgiu porque o primeiro salário que recebeu trabalhando como açougueiro, seu primeiro emprego, usou para comprar balas, algo que não existia onde ele vivia no meio rural. Foi quando passou a distribuir balas, em especial para as crianças.
Para todos os gramadenses
Durante o discurso, no Salão Nobre Júlio de Castilhos da Assembleia Legislativa, Pedro reforçou que a imagem construída de destino turístico começou aos poucos, com a divulgação do café colonial servido nos restaurantes da cidade. Depois, vieram o Festival de Cinema, a Festa da Colônia, o Festival de Gastronomia e o Natal Luz. “O evento levou Gramado para além do Rio Mampituba, criou um novo momento e trouxe autoestima, fazendo com que o gramadense tivesse orgulho de si e de sua cidade”, lembrou.
INCLUSÃO: Alunos de escola do interior de Canela estão aprendendo Libras para se comunicar com colega surda
Na lista de novidades oferecidas pela cidade, entrou também o turismo empresarial, e Gramado passou a ser foco para encontros corporativos. “O mais importante nesses empreendimentos foi ter contado com uma comunidade parceira cuidando das suas casas, varrendo suas calçadas, plantando suas flores”, enumerou. “Por isso, essa medalha honrosa não é só minha, mas pertence a cada um dos homens e mulheres que lutaram conosco”, dedicou.
“Assumimos uma cidade há tempos que vivia e dependia de uma fábrica de sapatos. Procuramos encontrar um novo destino para Gramado, que neste ano deve receber oito milhões de turistas. A obra física é a melhor de um administrador público. Mas abrimos esse caminho novo, esse é o maior legado que deixei”, ponderou.
CRIATIVIDADE: Hotel de Gramado vence concurso com pinheirinho mais bonito do Tannenbaumfest
LEIA TAMBÉM