MOBILIDADE URBANA
CONFIRA OS DETALHES: Obra para interligar a RS-115 com a RS-235 deve ficar pronta em outubro
Refúgio vai permitir acesso mais fácil, sem a necessidade dos veículos circularem pela área central de Gramado
Última atualização: 26/07/2024 09:14
Começaram os primeiros movimentos para uma obra que promete auxiliar na mobilidade urbana da região, que é a interligação entre a RS-115 e a RS-235. A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) vai criar um refúgio de acesso à Estrada Professora Elvira Apollo Benetti (junto à fábrica da Prawer).
Com isso, facilitará o tráfego até a Linha 28, unindo com a Linha Carahá, e, posteriormente, à RS-115, sem a necessidade dos veículos circularem pelos bairros Várzea Grande, Jardim, Planalto e Centro. O percurso foi recentemente asfaltado e o objetivo da Prefeitura é que seja utilizado como uma rota alternativa e também para desafogar o fluxo na área central. A intervenção está sendo tratada desde julho pelos órgãos públicos.
O diretor técnico da EGR, Luis Fernando Vanacôr, explica que a medida servirá, principalmente, para quem se descola de Canela ou das proximidades do bairro Avenida Central, em Gramado. Esse refúgio será uma terceira pista, de 100 metros, para que o condutor que está próximo ao Hotel Galo Vermelho já possa iniciar o trajeto de conversão à esquerda.
O canteiro central será utilizado e, por isso, a Prefeitura de Gramado iniciou a retirada da vegetação e placas de sinalização, na segunda-feira, dia 28, no trecho entre as ruas Emílio Leobet e Dartagnan de Oliveira.
A EGR não tem previsão de início das mudanças no local, pois está trabalhando em outras frentes, como obras de manutenção asfáltica na RS-235. Entretanto, a previsão é que a intervenção seja concluída até 15 de outubro, antes do início do Natal Luz. "É uma obra considerada rápida, acredito que finalizamos em mais ou menos dez dias", aponta o diretor técnico.
Últimas etapas para a conclusão do viaduto
Outra obra que a EGR está executado em Gramado é a construção do viaduto sobre a RS-115, no bairro Várzea Grande. Segundo Vanacôr, a pavimentação asfáltica da nova via deve ser realizada nos próximos dias e a conclusão da obra está prevista para os próximos 15.
O diretor técnico comenta que também precisa ser efetuada a mudança nas sinalizações do trecho, já que há uma interseção existente, que liga a Avenida 1º de Maio com a Avenida do Trabalhador.